A região Centro acolhe, no próximo dia 28 de novembro, em Vila Velha de Rodão, as Jornadas EUROACE “Desafios demográficos e envelhecimento”.

Um dos desafios prioritários da euro região EUROACE​, cuja presidência é neste momento da região Centro, é a questão Demográfica e de Envelhecimento. Neste contexto, estas Jornadas têm como objetivo fazer um diagnóstico mais aprofundado, identificar boas práticas que possam ser transferidas entre e/ou para as regiões EUROACE e construir, em conjunto com as várias entidades do território, uma estratégia comum para enfrentar este desafio.

As Jornadas vão contar com a presença do Secretário de Estado para a Valorização do Interior, João Paulo Catarino, da Comissária do Governo de Espanha para os Desafios Demográficos, Isaura Leal​, da Presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, do Presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo e do Secretário Geral da Presidência da Junta da Extremadura, Fernando Blanco Fernández.

No momento em que na Cimeira Luso-Espanhola se decide a constituição de um grupo de trabalho entre Portugal e Espanha para a elaboração de uma estratégia ibérica que dê resposta a desafios comuns nestas áreas, a discussão sobre esta temática ganha relevância. Tendo em conta também a preparação do próximo período de programação financeiro, é fundamental desencadear um processo ao nível da euro região que permita não só contribuir para a estratégia ibérica, como começar um Plano de Ação específico para este território.

Veja o vídeo e as fotos do evento nas páginas do Youtube e Flickr da CCDRC.