A Direção-Geral do Território (DGT) e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), em articulação com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), organizam cinco sessões públicas de divulgação das novas normas e especificações técnicas para a cartografia topográfica vetorial e de imagem e sobre o novo regime jurídico da cartografia. Estas sessões serão realizadas na semana de 9 a 13 de dezembro, nas CCDR do Centro, Norte, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, sendo que a primeira será em Coimbra.

Na sessão de 9 de dezembro, na CCDRC, será ainda apresentada a Infraestrutura de Dados Espaciais da Região Centro de Portugal – IDECENTRO, um sistema que reúne um conjunto de tecnologias, políticas, acordos institucionais e ferramentas que, proporcionando níveis de interoperabilidade elevados, facilitam a exploração, a partilha e o acesso a informação de natureza espacial entre diversas entidades produtoras e utilizadoras de dados.

Pode saber mais entrando no geoportal aberto ao público em idecentro.ccdrc.pt

Nestes eventos será também apresentado o novo geoportal do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG), cujo desenvolvimento foi concluído no primeiro semestre de 2019.

Estas sessões terão como destinatários todos os técnicos das CCDR, dos municípios e entidades intermunicipais que, no exercício das suas atividades profissionais, abordam os assuntos relacionados com a cartografia.

A sessão do dia 9 de dezembro será no auditório da CCDRC, em Coimbra. Por motivo de o número de pessoas inscritas ter atingido a capacidade da sala, as inscrições estão encerradas (atualizado a 3/12/2019).

Programa do evento na CCDR Centro

9h30-9h45 |Abertura
     António Veiga Simão (CCDR Centro)
     Mário Caetano (DGT)

9h45-10h30 | IDECENTRO - Infraestrutura de dados espaciais da Região Centro de Portugal
     António Veiga Simão, CCDR Centro
     Carlos Goulão, CCDR – Centro

10h30 -11h00 | Novo geoportal do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG)
     Mário Caetano (DGT)

11h00 - 11h15 | Novo regime jurídico da cartografia
     Mário Caetano (DGT)

11h15– 11h30 | As novas normas e especificações técnicas de cartografia topográfica
     Paulo Patrício (DGT)

11h30-12h00 | Princípios orientadores para a produção e atualização de cartografia topográfica e Procedimentos e regras de homologação
      Paulo Patrício (DGT)

12h00-13h00 | Debate   

13h00 | Encerramento