Realizou-se, no dia 15 de Fevereiro, no Palácio Montarco, em Ciudad Rodrigo, o V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro-Castilla y León.

Estiveram presentes o Vice-Presidente da CCDRC, Pedro Coimbra e o Conselheiro da Presidência da Junta de Castilla y León, José António de Santiago Juárez.Este Plenário contou com, ainda, com a participação activa das entidades e instituições do Centro e de Castilla y León que integram as 5 Comissões Sectoriais (Transportes e Ordenamento do Território, Património, Cultura e Turismo, Competitividade e Inovação, Promoção e Desenvolvimento Social e a Comunidade de Trabalho BIN-SAL – Beira Interior Norte e Salamanca), além de outras entidades que estão envolvidas em projectos de cooperação resultantes da implementação da estratégia MIT e convidados institucionais.

Foi feito um balanço, extremamente positivo, dos últimos dois anos de actividade por cada uma destas Comissões Sectoriais, bem como, uma perspectiva do trabalho a realizar nos próximos dois anos.

As entidades que integram os projectos estruturantes da estratégia MIT, designadamente, Rede de Cidades, Cooperação em Transportes e Logística, Rede de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa, Acções de Cooperação transfronteiriça para a Inovação e Oportunidades de Negócio, Produto Turístico de Carácter Cultural e Paisagístico com Centro na Eno-gastronomia tiveram oportunidade de partilhar algumas das ambições na concretização dos respectivos projectos.

A Directora Regional do Desenvolvimento, Alexandra Rodrigues, fez um ponto de situação da implementação dos projectos âncora da estratégia MIT.

A Directora Geral de Relações Institucionais e Acção Exterior, da Junta de Castilla e León, Maria de Diego Durántez, fez uma breve apresentação do filme que foi realizado sobre o território Centro-Castilla y León e as actividades de cooperação que têm vindo a ser desenvolvidas.

O Conselheiro da Presidência da Junta de Castilla y León, José António de Santiago Juárez destacou a intensa actividade de cooperação que foi desenvolvida, nomeadamente, nos últimos dois anos, destacando, não só a estratégia MIT, como a relevância das Comissões Sectoriais no processo de cooperação de proximidade.

Por parte do Vice-presidente da CCDRC foi dado destaque aos projectos a implementar nos próximos 2 anos, bem como à preparação da estratégia para o período de Programação Financeira 2014-2020, uma vez que a CCDRC assume a presidência da Comunidade de Trabalho nos anos 2011 e 2012.