Início > Informação > Notícias
  Informação
 
2019 / 10 / 18


A Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (APAI) promove, em coorganização com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a 8ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes (CNAI’19) nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2019, com o tema “Ensino e Investigação em Avaliação de Impactes”.

O reconhecimento da Avaliação de Impactes no ensino superior público e privado é notório, com mais de 70 cursos a nível nacional a disponibilizarem uma vasta oferta de unidades curriculares no âmbito da Avaliação de Impactes (Avaliação de Impactes Ambientais, Avaliação Ambiental Estratégica, Avaliação Ambiental e de Sustentabilidade, ou mesmo Impactes Ambientais Mineiros, e Impactes no Património Arqueológico). O papel da Avaliação de Impactes pode ser considerado chave na promoção de conhecimento, entendimentos e aptidões necessários em contexto não só do ensino para a sustentabilidade mas também da investigação académica nesse domínio.

A Comissão Organizadora vem desta forma propor o desafio de pensar no papel do Ensino e Investigação em Avaliação de Impactes para a melhoria do bem-estar ambiental, social e económico e para a promoção de sociedades ambientalmente e socialmente responsáveis. Em complemento, consideram-se relevante e atuais discussões em torno dos seguintes subtemas:

• Análise de Alternativas;

• Alterações Climáticas;

• Avaliação de Impacte Ambiental;

• Avaliação Ambiental Estratégica;

• Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas;

• Impactes Cumulativos;

• Impactes Sociais e na Saúde;

• Indústria Extrativa;

• Monitorização e Pós-Avaliação;

• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;

• Participação Pública;

• Património e Geopatrimónio;

• Regulamentação e Governança;

• Turismo.

2019 / 10 / 11

Abertura e encerramento do Curso de Outono de Economia Circular com entrada livre

O Curso de Outono de Economia Circular organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em conjunto com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) terá duas sessões abertas ao público, a de abertura no dia 15 de outubro e a de encerramento do curso no dia 18.

A sessão de abertura, decorrerá, pelas 9h no Auditório da Reitoria da UC e conta com a presença da Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, da Presidente do IPN, Teresa Mendes e do representante do Governo Holandês, Joan Prummel.
Ainda durante essa manhã contarão com a presença de Walter R. Stahel, diretor-fundador do Institute Product-Life, de Inês Costa, adjunta do Ministro do Ambiente e da Transição Energética e de Gonçalo Lobo Xavier, membro do Comité Económico e Social, que farão uma introdução ao tema da Economia Circular.

Esta sessão não precisa de inscrição prévia.

A sessão de encerramento, decorrerá no dia 18 de outubro, pelas 10h30m no auditório do edifício D do IPN e iniciar-se-á com a apresentação dos projetos e empresas do IPN a desenvolver trabalho no âmbito da economia circular. Haverá, igualmente, uma apresentação por Cillian Lohan, membro do Comité Europeu Económico e Social e representante deste na Plataforma Europeia dos Stakeholders de Economia Circular. A sessão inclui ainda a conferência final do Curso, que será proferida pela Professora Helena Freitas, docente na Universidade de Coimbra e membro integrante do Conselho de Missão para a adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação social.

A língua oficial das duas sessões será o inglês.

A entrada da sessão de encerramento é livre mas de registo obrigatório.

Para mais informações consulte o  pdf programa (286 KB) das sessões ou contacte a organização do evento através do email: centro.circular@ccdrc.pt 

2019 / 09 / 18

Foi apresentado o novo Portal do Financiamento, ontem, em Lisboa, pelo IAPMEI, onde as empresas podem encontrar, agregadas num local único, diversas soluções de financiamento com apoio público, direcionado em particular às PME, nas diversas fases da sua atividade e investimento.

A informação disponibilizada encontra-se estruturada em função das necessidades das empresas, das suas estratégias de investimento (crescimento, expansão, exportação, capitalização, etc.), da dimensão empresarial ou do setor de atividade.

O objetivo é apresentar as soluções, tendo em conta o perfil do investidor e das características do negócio, bem como identificar os agentes responsáveis pela sua operacionalização.

O Portal do Financiamento, alojado no site do IAPMEI, disponibiliza informação sobre um variado leque de soluções, como a Garantia Mútua, Seguros de Crédito, Capital de Risco, Business Angels, Fundos de Co-Investimento, Fundos de Investimento Imobiliário, abrangendo ainda os incentivos fiscais ao investimento e a capitalização das empresas.

Inserido no programa Capitalizar, o Portal do Financiamento é uma iniciativa do Ministério da Economia e do IAPMEI em parceria com o Turismo de Portugal, a Sociedade de Garantia Mútua, a Instituição Financeira de Desenvolvimento, a Portugal Ventures, a PME Investimentos e o Turismo Fundos, com apoio do Portugal 2020, ao abrigo do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA).

2019 / 09 / 09

As inscrições para a terceira edição do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro terminam a 22 de setembro.

Não se esqueça de participar com o seu projeto neste concurso, em que para além do reconhecimento público dos finalistas, será ainda atribuído, nas três categorias, um prémio e um galardão às iniciativas vencedoras. O prémio será uma visita técnica a uma cidade da Europa amiga dos idosos, segundo os indicadores da Organização Mundial de Saúde.

Esta iniciativa promovida pela CCDRC, que é realizada em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, tem como objetivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável na região Centro.

Saiba mais em http://bit.do/EnvelhecimentoAtivoeSaudavel

2019 / 09 / 05

A CCDR Centro, em conjunto com a APA, promove, no dia 19 de setembro, uma nova sessão informativa sobre e-GAR-Guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos, dirigida a empresas intervenientes no transporte nacional de resíduos, quer sejam produtores, transportadores ou operadores de gestão de resíduos. 

No âmbito do enquadramento legal,serão abordadas as alterações decorrentes da publicação da Portaria nº 28/2019 (PDF), de 18 de janeiro, e serão prestados esclarecimentos relacionados com o funcionamento da plataforma.

A sessão terá lugar no auditório da CCDR Centro, com início às 09h30.

Dada a limitação de lugares, a inscrição é obrigatória, através do endereço https://forms.gle/qe7adrvghp17u1Tu6