Caracterização Estatística da Região Centro

Caracterização Estatística da Região Centro

Published On: 04/03/2010Last Updated: 04/03/2010
Published On: 04/03/2010Last Updated: 04/03/2010

 

 

A plataforma informática DataCentro – Informação para a Região pretende fomentar um conhecimento mais profundo da região, facilitar a sua monitorização e potenciar o acompanhamento das dinâmicas regionais

O DataCentro permite ao utilizador o cruzamento de indicadores com diferentes unidades geográficas e, por conseguinte, a construção de quadros personalizados ou, em alternativa, permite a consulta de tabelas predefinidas.

Os indicadores selecionados encontram-se organizados por cinco grandes domínios (Região Centro, QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, Conjuntura, Europa e CCDRC).

No domínio Região Centro identificou-se um conjunto de indicadores que retratam a região designadamente, quanto ao território e povoamento, conhecimento e mercado de trabalho, desempenho económico e internacionalização, especialização e sistema produtivo, inovação e coesão social.

No domínio QREN são apresentados indicadores de contexto (qualificação dos portugueses, crescimento sustentado, coesão social, qualificação do território e das cidades e eficiência da governação) e os que refletem a aplicação das políticas públicas, seja relativamente ao impacto do QREN na região, seja quanto aos efeitos da execução do Programa Operacional Regional – o “Mais Centro” – e dos restantes Programas Operacionais na região.

No domínio Conjuntura são apresentados indicadores trimestrais de acompanhamento sobre o mercado de trabalho, empresas, comércio internacional, turismo, construção e habitação e preços e consumo privado.

No domínio Europa incluem-se indicadores estruturais, índices sintéticos e relativos à Estratégia Europa 2020.

No domínio CCDRC estão expressas as principais atividades decorrentes das atribuições e competências da CCDRC e da interação com outros atores regionais, em termos de ambiente, finanças locais, fiscalização, ordenamento e gestão do território.

Sempre que os dados estatísticos o permitem, os indicadores apresentam valores desagregados a uma escala geográfica mais fina (NUTS – Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos III e municípios).

As estatísticas oficiais ainda não traduzem a integração do município de Mação na NUTS III Médio Tejo (alteração ocorrida em Agosto de 2010), pelo que, com excepção do domínio da CCDRC, os indicadores disponibilizados nas diferentes configurações territoriais continuam a evidenciar Mação na NUTS III Pinhal Interior Sul.