Home>Comunicação>Notícias
  • "E-commerce: Comparação de preços de venda de frutos frescos e produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica versus convencional" é o tema do novo Caderno Temático publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro). Da autoria de Adelina Martins, este caderno realiza um estudo comparativo dos preços médios de venda, através do “e-commerce”, de produtos agrícolas (frutos frescos e hortícolas) produzidos em Modo de Produção Biológica e Convencional. Partindo de duas questões centrais, a autora testa se os produtos da agricultura biológica são comercializados a um preço superior aos que são produzidos em modo convencional, quantificando essa diferença.   Consulte aqui o Caderno Temático.

  • Estão abertas, até 23 de março de 2025, as candidaturas para o Apoio à Ação Cultural do Programa Cultura ao Centro. Com um orçamento de 120 mil euros, o programa oferece diversas opções para promover a criação artística, a programação e a capacitação na região. Com o objetivo de garantir maior proximidade com os agentes culturais locais e esclarecer eventuais dúvidas, a CCDR Centro promove, durante o mês de fevereiro, várias sessões de divulgação na região, nas instalações das Comunidades Intermunicipais, de acordo com a seguinte calendarização: Beiras e Serra da Estrela – 20 de fevereiro, 18h00, Praça Luís de Camões, 45, Guarda Região de Leiria – 21 de fevereiro, 18h00, Avenida Cidade de Maringá, 221 Torre 2, 2º, Leiria Beira Baixa – 24 de fevereiro, 18h00, Praça Rainha Dona Leonor Edifício dos Emblemas, 1º andar, Castelo Branco. Região de Aveiro – 26 de fevereiro, 18h00, Rua do Carmo 20, Aveiro Região de Coimbra – 27 de fevereiro, 18h00, Rua do Brasil, 131, Coimbra Viseu Dão Lafões – 28 de fevereiro, 18h00, Casa do Adro, Adro da Sé, Viseu Saiba mais sobre o Apoio à Ação Cultural aqui

  • A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lança hoje, dia 18 de fevereiro, a nova edição do Apoio à Ação Cultural 2025 do Programa Cultura ao Centro. O Programa Cultura ao Centro é composto este ano por três vertentes de apoio – Apoio à Ação Cultural, Apoio a Parcerias Culturais Estratégicas e Apoio ao Associativismo Musical – com novas possibilidades e um enfoque ampliado para 2025, visando apoiar os agentes culturais não profissionais da região. Com um orçamento de 120 mil euros destinado especificamente ao Apoio à Ação Cultural, o programa oferece diversas opções para promover a criação artística, a programação e a capacitação na região. O Apoio à Ação Cultural encontra-se com candidaturas abertas até 23 de março de 2025 e contempla quatro medidas distintas: Criação Artística/Produção, Programação/Difusão, Edição e Formação/Capacitação. Estas opções permitem que os agentes culturais escolham a medida mais adequada às suas necessidades e objetivos. Consulte aqui toda a documentação relevante: · Normas Apoio Ação Cultural 2025 · Formulário de candidatura (disponível, para visualização, em formato PDF, com submissão eletrónica obrigatória) · Formulário de candidatura online · Minuta de parceria · FAQ Para mais informações sobre a edição de 2025 do Cultura ao Centro – Apoio à Ação Cultural, incluindo detalhes sobre elegibilidades, critérios de avaliação e esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural da CCDR Centro pelo e-mail gaac@ccdrc.pt ou pelo telefone 239 701 391.

  • Categories: Informação

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) entregou hoje, dia 13 fevereiro, 26 certificados de qualificação aos trabalhadores que concluíram o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de Nível Secundário e de Técnico/a Administrativo/a de nível IV. A qualificação destes trabalhadores resulta de protocolos de parceria estabelecidos entre o Centro Qualifica para a administração pública da CCDR Centro e a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB). O Centro Qualifica da CCDR Centro foi criado em 2022 com o objetivo de suprir as necessidades de qualificação dos/as trabalhadores/as da administração pública central e local da região Centro. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), desenvolve processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e/ou profissionais bem como encaminhamentos para as ofertas mais adequadas ao perfil de cada trabalhador/a, com vista ao aumento das suas qualificações. Conta com mais de 1000 trabalhadores inscritos e totaliza já 380 certificações, fruto dos protocolos de parceria estabelecidos com diversas entidades da administração pública da região Centro e do trabalho em rede e de proximidade. O Centro Qualifica da CCDR Centro continua a realizar sessões de esclarecimento e divulgação por toda a região Centro, com o intuito de informar, esclarecer e sensibilizar os trabalhadores para a importância da sua qualificação, tentando sempre encontrar a resposta que mais se adequa a cada profissional.

  • O período de candidatura aos Prémios Europeus da Produção Biológica 2025 está oficialmente aberto e decorrerá até 27 de abril de 2025. Os prémios, organizados conjuntamente pelo Comité das Regiões Europeu (CR), a Comissão Europeia, o Comité Económico e Social Europeu, a COPA-COGECA e a IFOAM Organics Europe, reconhecem iniciativas notáveis que contribuem para o crescimento e o sucesso da produção e do consumo biológicos. Os prémios celebram a excelência, a inovação, a sustentabilidade e o impacto em toda a cadeia de valor orgânica. Os prémios europeus da produção biológica são compostos por seis categorias a saber: • Melhor agricultor orgânico (mulher e homem) • Melhor região ou bio-distrito • Melhor cidade orgânica • Melhor PME de processamento de alimentos orgânicos • Melhor retalhista de alimentos orgânicos • Melhor restaurante/serviço de alimentação orgânico. Para as seis categorias são atribuídos sete prémios, incluindo dois prémios especiais atribuídos pelo Comité das Regiões: melhor região biológica ou bio-distrito e melhor cidade biológica, e os vencedores serão revelados na cerimónia de entrega dos prémios EU Organic Awards, a decorrer no Dia Europeu da Agricultura Biológica - 23 de setembro de 2025, em Bruxelas. Qualquer ator ou instituição da UE com um projeto que contribua para a maior acessibilidade e disponibilidade de produtos biológicos na UE pode candidatar-se. Isto inclui não só agricultores biológicos, regiões ou bio-distritos, ou negócios como lojas ou restaurantes biológicos, mas também cidades que oferecem, por exemplo, refeições biológicas aos alunos das escolas locais ou que promovem ativamente a produção biológica. Participe. Inscreva-se agora! 👉 https://abrir.link/qBOna

  • Categories: Ambiente, Informação

    O projeto “Nazaré Green Hydrogen Valley”, localizado nos concelhos da Marinha Grande e de Leiria, está em fase de Licenciamento Único Ambiental, que integra o regime de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) é a Autoridade de AIA neste processo. A consulta pública está aberta entre 31 de janeiro e 13 de março de 2025. Toda a informação está disponível no portal Participa, onde os interessados podem consultar os documentos e apresentar as suas participações. No dia 18 de fevereiro de 2025, às 18h, a CCDRC, I. P., em conjunto com a APA, I. P., promoverá uma sessão pública de apresentação do projeto e do respetivo Estudo de Impacto Ambiental (EIA). A iniciativa terá lugar no Edifício da Resinagem — Núcleo de Arte Contemporânea, situado na Rua Bernardino José Gomes, n.º 8, 2430-262 Marinha Grande (https://maps.app.goo.gl/kWeEdqE8S73HBrcUA). As participações podem ser enviadas através do menu “Participar” do portal Participa ou para os endereços eletrónicos geral@ccdrc.pt e geral@apambiente.pt. É ainda possível enviar por escrito, até ao final do período de consulta pública.

  • O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de 10 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para financiar investimentos das empresas focados na economia circular. Este concurso tem por objetivo apoiar as pequenas e médias empresas (PME) em investimentos centrados na reintegração de materiais (resíduos) na produção de novos produtos, no desenvolvimento de novos processos mais ajustados aos princípios da conceção eficiente e sustentável, na redução do consumo de matérias-primas, na adoção de novos modelos de negócio que promovam a circularização, nomeadamente assentes em lógicas “product-as-a-service” ou na adoção de práticas de comércio eletrónico inovadoras que otimizem os circuitos logísticos. Estes investimentos inserem-se no objetivo do Programa Centro 2030 de promover a transição para uma economia circular e eficiente na utilização dos recursos, apoiando a transformação da estrutura produtiva regional, tornando-a mais eficiente e sustentável, e por essa via também mais competitiva. Para mais informações sobre o concurso, consulte o respetivo aviso aqui.

  • A CCDR Centro participa hoje, dia 4 de fevereiro, no evento de lançamento do projeto 23-ES-TG-DS4MOBMODELS, que decorre em Madrid. O objetivo geral deste projeto é a criação de um Espaço de Dados de Mobilidade – Mobility Data Space (transporte, tráfego e viagens para todos os modos, incluindo veículos de logística de mercadorias) que recolha e integre todos os dados de mobilidade das regiões espanholas, da Euroregião Nouvelle-Aquitaine-Euskadi-Navarre e da região Centro de Portugal. Este projeto, cofinanciado pela União Europeia e aprovado no âmbito da Convocatória Connecting Europe Facility (CEF) de 26 de setembro de 2023, conta com a participação de 12 entidades públicas: Consórcio Regional de Transportes de Madrid, Junta de Andaluzia, Junta da Extremadura, Generalitat Valenciana & Autoridade de Transporte Metropolitano de Valencia (ATMV), Autoridade de Transporte Metropolitano de Barcelona (ATMB), Serviço Catalão de Trânsito (SCT), Sociedad Estatal de Infraestructuras del Transporte Terrestre (SEITT), Direção-Geral do Território (DGT), Gobierno Vasco, Município de Valência, Euroregião Nouvelle-Aquitaine-Euskadi-Navarra e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I. P., que integra este consórcio na qualidade de parceiro associado.  Também fazem parte deste projeto seis empresas tecnológicas, que fornecem a tecnologia e o serviço: a EYSA (coordenadora do projeto), a CPS, a NTTDES-NTTDGE, a AIMSUN, a INGARTEK e a INFONET. A Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) também participam neste consórcio.

  • O período de apresentação do Pedido Único (PU) 2025 decorrerá entre 17 de fevereiro e 15 de maio de 2025. A CCDR Centro recomenda a todos os agricultores que verifiquem previamente se a sua Informação de Beneficiário (IB) e da sua Exploração, nomeadamente as suas parcelas (SIP) e os seus animais (SNIRA), se aplicável, está atualizada nas bases de dados do IFAP. A apresentação do PU 2025 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário, na Área Reservada do Portal do IFAP ou através das Entidades Reconhecidas, numa das Salas de Atendimento [link para: https://www.ifap.pt/portal/ib-parcelario-snira-pedidos-de-ajuda-e-outros-servicos] existentes para o efeito.   Para mais informações consulte a página do Pedido Único disponível no Portal do IFAP. [link para: https://www.ifap.pt/portal/web/guest/pedido-unico-enquadramento]

  • "E-commerce: Comparação de preços de venda de frutos frescos e produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica versus convencional" é o tema do novo Caderno Temático publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro). Da autoria de Adelina Martins, este caderno realiza um estudo comparativo dos preços médios de venda, através do “e-commerce”, de produtos agrícolas (frutos frescos e hortícolas) produzidos em Modo de Produção Biológica e Convencional. Partindo de duas questões centrais, a autora testa se os produtos da agricultura biológica são comercializados a um preço superior aos que são produzidos em modo convencional, quantificando essa diferença.   Consulte aqui o Caderno Temático.

  • Estão abertas, até 23 de março de 2025, as candidaturas para o Apoio à Ação Cultural do Programa Cultura ao Centro. Com um orçamento de 120 mil euros, o programa oferece diversas opções para promover a criação artística, a programação e a capacitação na região. Com o objetivo de garantir maior proximidade com os agentes culturais locais e esclarecer eventuais dúvidas, a CCDR Centro promove, durante o mês de fevereiro, várias sessões de divulgação na região, nas instalações das Comunidades Intermunicipais, de acordo com a seguinte calendarização: Beiras e Serra da Estrela – 20 de fevereiro, 18h00, Praça Luís de Camões, 45, Guarda Região de Leiria – 21 de fevereiro, 18h00, Avenida Cidade de Maringá, 221 Torre 2, 2º, Leiria Beira Baixa – 24 de fevereiro, 18h00, Praça Rainha Dona Leonor Edifício dos Emblemas, 1º andar, Castelo Branco. Região de Aveiro – 26 de fevereiro, 18h00, Rua do Carmo 20, Aveiro Região de Coimbra – 27 de fevereiro, 18h00, Rua do Brasil, 131, Coimbra Viseu Dão Lafões – 28 de fevereiro, 18h00, Casa do Adro, Adro da Sé, Viseu Saiba mais sobre o Apoio à Ação Cultural aqui

  • A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lança hoje, dia 18 de fevereiro, a nova edição do Apoio à Ação Cultural 2025 do Programa Cultura ao Centro. O Programa Cultura ao Centro é composto este ano por três vertentes de apoio – Apoio à Ação Cultural, Apoio a Parcerias Culturais Estratégicas e Apoio ao Associativismo Musical – com novas possibilidades e um enfoque ampliado para 2025, visando apoiar os agentes culturais não profissionais da região. Com um orçamento de 120 mil euros destinado especificamente ao Apoio à Ação Cultural, o programa oferece diversas opções para promover a criação artística, a programação e a capacitação na região. O Apoio à Ação Cultural encontra-se com candidaturas abertas até 23 de março de 2025 e contempla quatro medidas distintas: Criação Artística/Produção, Programação/Difusão, Edição e Formação/Capacitação. Estas opções permitem que os agentes culturais escolham a medida mais adequada às suas necessidades e objetivos. Consulte aqui toda a documentação relevante: · Normas Apoio Ação Cultural 2025 · Formulário de candidatura (disponível, para visualização, em formato PDF, com submissão eletrónica obrigatória) · Formulário de candidatura online · Minuta de parceria · FAQ Para mais informações sobre a edição de 2025 do Cultura ao Centro – Apoio à Ação Cultural, incluindo detalhes sobre elegibilidades, critérios de avaliação e esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural da CCDR Centro pelo e-mail gaac@ccdrc.pt ou pelo telefone 239 701 391.

  • Categories: Informação

    A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) entregou hoje, dia 13 fevereiro, 26 certificados de qualificação aos trabalhadores que concluíram o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de Nível Secundário e de Técnico/a Administrativo/a de nível IV. A qualificação destes trabalhadores resulta de protocolos de parceria estabelecidos entre o Centro Qualifica para a administração pública da CCDR Centro e a Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB). O Centro Qualifica da CCDR Centro foi criado em 2022 com o objetivo de suprir as necessidades de qualificação dos/as trabalhadores/as da administração pública central e local da região Centro. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), desenvolve processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e/ou profissionais bem como encaminhamentos para as ofertas mais adequadas ao perfil de cada trabalhador/a, com vista ao aumento das suas qualificações. Conta com mais de 1000 trabalhadores inscritos e totaliza já 380 certificações, fruto dos protocolos de parceria estabelecidos com diversas entidades da administração pública da região Centro e do trabalho em rede e de proximidade. O Centro Qualifica da CCDR Centro continua a realizar sessões de esclarecimento e divulgação por toda a região Centro, com o intuito de informar, esclarecer e sensibilizar os trabalhadores para a importância da sua qualificação, tentando sempre encontrar a resposta que mais se adequa a cada profissional.

  • O período de candidatura aos Prémios Europeus da Produção Biológica 2025 está oficialmente aberto e decorrerá até 27 de abril de 2025. Os prémios, organizados conjuntamente pelo Comité das Regiões Europeu (CR), a Comissão Europeia, o Comité Económico e Social Europeu, a COPA-COGECA e a IFOAM Organics Europe, reconhecem iniciativas notáveis que contribuem para o crescimento e o sucesso da produção e do consumo biológicos. Os prémios celebram a excelência, a inovação, a sustentabilidade e o impacto em toda a cadeia de valor orgânica. Os prémios europeus da produção biológica são compostos por seis categorias a saber: • Melhor agricultor orgânico (mulher e homem) • Melhor região ou bio-distrito • Melhor cidade orgânica • Melhor PME de processamento de alimentos orgânicos • Melhor retalhista de alimentos orgânicos • Melhor restaurante/serviço de alimentação orgânico. Para as seis categorias são atribuídos sete prémios, incluindo dois prémios especiais atribuídos pelo Comité das Regiões: melhor região biológica ou bio-distrito e melhor cidade biológica, e os vencedores serão revelados na cerimónia de entrega dos prémios EU Organic Awards, a decorrer no Dia Europeu da Agricultura Biológica - 23 de setembro de 2025, em Bruxelas. Qualquer ator ou instituição da UE com um projeto que contribua para a maior acessibilidade e disponibilidade de produtos biológicos na UE pode candidatar-se. Isto inclui não só agricultores biológicos, regiões ou bio-distritos, ou negócios como lojas ou restaurantes biológicos, mas também cidades que oferecem, por exemplo, refeições biológicas aos alunos das escolas locais ou que promovem ativamente a produção biológica. Participe. Inscreva-se agora! 👉 https://abrir.link/qBOna

  • Categories: Ambiente, Informação

    O projeto “Nazaré Green Hydrogen Valley”, localizado nos concelhos da Marinha Grande e de Leiria, está em fase de Licenciamento Único Ambiental, que integra o regime de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) é a Autoridade de AIA neste processo. A consulta pública está aberta entre 31 de janeiro e 13 de março de 2025. Toda a informação está disponível no portal Participa, onde os interessados podem consultar os documentos e apresentar as suas participações. No dia 18 de fevereiro de 2025, às 18h, a CCDRC, I. P., em conjunto com a APA, I. P., promoverá uma sessão pública de apresentação do projeto e do respetivo Estudo de Impacto Ambiental (EIA). A iniciativa terá lugar no Edifício da Resinagem — Núcleo de Arte Contemporânea, situado na Rua Bernardino José Gomes, n.º 8, 2430-262 Marinha Grande (https://maps.app.goo.gl/kWeEdqE8S73HBrcUA). As participações podem ser enviadas através do menu “Participar” do portal Participa ou para os endereços eletrónicos geral@ccdrc.pt e geral@apambiente.pt. É ainda possível enviar por escrito, até ao final do período de consulta pública.

  • O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de 10 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para financiar investimentos das empresas focados na economia circular. Este concurso tem por objetivo apoiar as pequenas e médias empresas (PME) em investimentos centrados na reintegração de materiais (resíduos) na produção de novos produtos, no desenvolvimento de novos processos mais ajustados aos princípios da conceção eficiente e sustentável, na redução do consumo de matérias-primas, na adoção de novos modelos de negócio que promovam a circularização, nomeadamente assentes em lógicas “product-as-a-service” ou na adoção de práticas de comércio eletrónico inovadoras que otimizem os circuitos logísticos. Estes investimentos inserem-se no objetivo do Programa Centro 2030 de promover a transição para uma economia circular e eficiente na utilização dos recursos, apoiando a transformação da estrutura produtiva regional, tornando-a mais eficiente e sustentável, e por essa via também mais competitiva. Para mais informações sobre o concurso, consulte o respetivo aviso aqui.

  • A CCDR Centro participa hoje, dia 4 de fevereiro, no evento de lançamento do projeto 23-ES-TG-DS4MOBMODELS, que decorre em Madrid. O objetivo geral deste projeto é a criação de um Espaço de Dados de Mobilidade – Mobility Data Space (transporte, tráfego e viagens para todos os modos, incluindo veículos de logística de mercadorias) que recolha e integre todos os dados de mobilidade das regiões espanholas, da Euroregião Nouvelle-Aquitaine-Euskadi-Navarre e da região Centro de Portugal. Este projeto, cofinanciado pela União Europeia e aprovado no âmbito da Convocatória Connecting Europe Facility (CEF) de 26 de setembro de 2023, conta com a participação de 12 entidades públicas: Consórcio Regional de Transportes de Madrid, Junta de Andaluzia, Junta da Extremadura, Generalitat Valenciana & Autoridade de Transporte Metropolitano de Valencia (ATMV), Autoridade de Transporte Metropolitano de Barcelona (ATMB), Serviço Catalão de Trânsito (SCT), Sociedad Estatal de Infraestructuras del Transporte Terrestre (SEITT), Direção-Geral do Território (DGT), Gobierno Vasco, Município de Valência, Euroregião Nouvelle-Aquitaine-Euskadi-Navarra e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I. P., que integra este consórcio na qualidade de parceiro associado.  Também fazem parte deste projeto seis empresas tecnológicas, que fornecem a tecnologia e o serviço: a EYSA (coordenadora do projeto), a CPS, a NTTDES-NTTDGE, a AIMSUN, a INGARTEK e a INFONET. A Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) também participam neste consórcio.

  • O período de apresentação do Pedido Único (PU) 2025 decorrerá entre 17 de fevereiro e 15 de maio de 2025. A CCDR Centro recomenda a todos os agricultores que verifiquem previamente se a sua Informação de Beneficiário (IB) e da sua Exploração, nomeadamente as suas parcelas (SIP) e os seus animais (SNIRA), se aplicável, está atualizada nas bases de dados do IFAP. A apresentação do PU 2025 pode ser efetuada diretamente pelo Beneficiário, na Área Reservada do Portal do IFAP ou através das Entidades Reconhecidas, numa das Salas de Atendimento [link para: https://www.ifap.pt/portal/ib-parcelario-snira-pedidos-de-ajuda-e-outros-servicos] existentes para o efeito.   Para mais informações consulte a página do Pedido Único disponível no Portal do IFAP. [link para: https://www.ifap.pt/portal/web/guest/pedido-unico-enquadramento]