Formulários para Licenciamento de Exercício de Actividade de Pesquisa e Captação de Água Subterrânea – Empresas de Sondagens (DL 133/2005 de 16 de Agosto) (Mod.1-A, Mod.2, Mod.3, Mod.4, Mod.5):
MOD. 1 – A (pdf, 14.19 kB)
MOD. 2 (pdf, 30.06 kB)
MOD. 2 (Editável) (doc, 319 kB)
MOD. 3 (pdf, 20.18 kB)
MOD. 4 (pdf, 15.14 kB)
MOD. 5 (pdf, 23.15 kB)
Formulários para Licenciamento de Exercício de Actividade de Pesquisa e Captação de Água Subterrânea – Empresas de Sondagens (DL 133/2005 de 16 de Agosto) (Mod.1-A, Mod.2, Mod.3, Mod.4, Mod.5):
MOD. 1 – A (pdf, 14.19 kB)
MOD. 2 (pdf, 30.06 kB)
MOD. 2 (Editável) (doc, 319 kB)
MOD. 3 (pdf, 20.18 kB)
MOD. 4 (pdf, 15.14 kB)
MOD. 5 (pdf, 23.15 kB)
Formulários para Licenciamento de Exercício de Actividade de Pesquisa e Captação de Água Subterrânea – Empresas de Sondagens (DL 133/2005 de 16 de Agosto) (Mod.1-A, Mod.2, Mod.3, Mod.4, Mod.5):
MOD. 1 – A (pdf, 14.19 kB)
MOD. 2 (pdf, 30.06 kB)
MOD. 2 (Editável) (doc, 319 kB)
MOD. 3 (pdf, 20.18 kB)
MOD. 4 (pdf, 15.14 kB)
MOD. 5 (pdf, 23.15 kB)
You might also like…
You might also like…
You might also like…
- Categories: Informação
O ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro – é o único projeto português finalista dos Prémios Regiostars 2019, um prestigiado concurso da Comissão Europeia que premeia projetos financiados pela União Europeia demonstradores de excelência e de novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional. Para além de ser uma das cinco candidaturas finalistas na categoria “Connecting the green, blue and grey”, escolhida por um júri, pode ajudar o ECOMARE a vencer o Prémio do Público votando no site dos Regiostars. Este projeto, cofinanciado pelo Programa Centro 2020, nasceu para desenvolver investigação e promover serviços de inovação e transferência de tecnologia para empresas, organizações governamentais e instituições nacionais e internacionais na área da Ciência e Tecnologia do Mar. Três projetos apoiados pelo Centro2020 já venceram os Regiostars. Em 2016, a BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira do Hospital ganhou na categoria “Crescimento Sustentável: Economia circular”. No ano passado, o Centro Empresarial e de Serviços Partilhados do Município do Fundão triunfou na categoria “Apoio à transição industrial inteligente”, enquanto que o Museu da Vista Alegre trouxe para casa o Prémio do Público.
- Categories: Informação
No contexto da Comunidade de Trabalho Região Centro - Extremadura, o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da CCDRC organizou, em colaboração com os seus homólogos do Alentejo e da Extremadura (Espanha), o Seminário Internacional “Cooperação e Desenvolvimento sustentável no Tejo Internacional”, que se realizou a 27 e 28 de Fevereiro, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.
- Categories: Informação
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove hoje, na Estação Agrária de Viseu, uma prova de degustação de diversas variedades regionais de maçã, para assinalar o Dia Internacional da Maçã. Com o lema «À prova de sentidos», a prova de degustação, feita em parceria com a delegação de Viseu da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a Escola de Cães-guia para Cegos de Mortágua e a Escola Profissional Mariana Seixas, pretende valorizar e promover um produto regional com grande potencial económico e benefícios para a saúde. Envolvido num ambiente agrícola, o painel de provadores, constituído por pessoas com deficiência visual, vai avaliar as características de algumas das variedades produzidas na Estação Agrária de Viseu. A Estação Agrária de Viseu, que integra a rede de inovação da região Centro, realiza um trabalho de prospeção, recolha e caracterização, iniciado no ano de 1994, que permite o desenvolvimento de estratégias de conservação de 274 variedades regionais de maçã e 150 clones de Bravo de Esmolfe DOP, que constituem uma coleção de variedades regionais única em Portugal e um vasto património de elevado interesse agronómico e económico. O estudo destas variedades, nomeadamente no que respeita ao melhoramento genético alcançado (resistência a pragas e doenças, novos gostos e aromas, etc.), contribui para a valorização territorial, para a diversificação da oferta e para a diferenciação dos produtos em modelos de produção comercial.
- Categories: Informação
A Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lançou hoje, dia 6 de maio de 2024, o Programa “Cultura ao Centro”, o novo programa de apoio aos agentes culturais de caráter não profissional. Este programa, com um orçamento de 155 mil euros, tem duas tipologias de apoio: o Apoio à Ação Cultural e o Apoio ao Associativismo Musical. O Apoio à Ação Cultural, com candidaturas abertas até 7 de junho de 2024, contempla quatro medidas distintas: criação artística/produção; programação/difusão; edição; e formação/capacitação, permitindo que os agentes culturais não profissionais escolham a medida mais adequada às suas necessidades e objetivos. Os interessados podem consultar aqui toda a documentação relevante, mais concretamente: - Normas de apoio à Ação Cultural; - Formulário de candidatura online e pdf (mas de submissão eletrónica obrigatória); - FAQ. O Apoio ao Associativismo Musical, cujas candidaturas abrem em dezembro, assegura um apoio pecuniário em valor equivalente ao imposto sobre o valor acrescentado (IVA) para aquisições específicas, como instrumentos musicais, material consumível e fardamentos, de acordo com o Decreto-Lei nº 128/2001, de 17 de abril. Para mais informações sobre o “Cultura ao Centro 2024”, incluindo detalhes sobre elegibilidade, critérios de avaliação e orientações para candidaturas, os interessados podem entrar em contato com a Unidade de Cultura – Divisão de Promoção Cultural da CCDRC, I.P. através do email gaac@ccdrc.pt ou do telefone 239 400 100. De forma a manter uma maior proximidade com os agentes culturais locais no esclarecimento de eventuais dúvidas, a CCDR Centro vai promover, ao longo do mês de maio, várias sessões de divulgação por toda a região, nas instalações das Comunidades Intermunicipais, de acordo com a seguinte calendarização: CIM Região de Coimbra – 13 de maio, 17h30, Rua do Brasil, 131, Coimbra CIM Região de Leiria – 15 de maio, 17h30, Avenida Cidade de Maringá, 221 Torre 2 2º, Leiria CIM Viseu Dão Lafões– 16 de maio, 17h30, Rua Doutor Ricardo Mota 16, Tondela CIM Região de Aveiro – 16 de maio, 17h30, Rua do Carmo 20, Aveiro CIM Beiras e Serra da Estrela– 17 de maio, 17h30, Praça Luís de Camões, 45, Guarda CIM Beira Baixa – 17 de maio, 17h30, Praça Rainha Dona Leonor Edifício dos Emblemas, 1º andar, Castelo Branco.
- Categories: Informação
A CCDRC participa esta quarta-feira, 7 de novembro, no terceiro e último evento de disseminação de resultados do projeto AGROPOL, que decorre na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo. O principal resultado deste projeto foi a elaboração de um blueprint para a cooperação transfronteiriça estratégica nos setores agrícola e alimentar (documento que pode ser consultado aqui). O projeto AGROPOL, lançado em janeiro de 2016, foi apoiado pela Diretoria Geral para a Agricultura e Desenvolvimento Rural (DG AGRI), da Comissão Europeia, tendo como objetivo oferecer e desenvolver conhecimentos práticos em como fortalecer os setores agrícola e alimentar através de cooperação transfronteiriça. Para tal, foram selecionados dois casos de estudo de regiões já envolvidas em iniciativas de cooperação transfronteiriça: a EUROACE (composta pelo Alentejo, Centro e Extremadura), e a região fronteiriça austríaca-eslovena. O evento de hoje tem como objetivo discutir os impactos económicos e ecológicos de cadeias de valor transfronteiriças que têm como base ecossistemas naturais, usando o exemplo da ação piloto desenvolvida na EUROACE no âmbito das Plantas Aromáticas e Medicinais. Mais informação sobre este evento pode ser consultada aqui.
- Categories: Informação
No mês da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) é anfitriã de um Seminário sobre a temática “Os Municípios na Europa das Regiões”. Este seminário terá lugar no dia 7 de maio, a partir das 14h30, no auditório da CCDRC e é dirigido aos autarcas da região, bem como às demais entidades públicas e privadas. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória, até dia 3 de maio, para geral@ccdrc.pt. PROGRAMA 7 de maio, 14h30, auditório da CCDRC 14h30 José António Lopes, especialista em programas de cooperação/ferramentas de financiamento O DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS E A PROATIVIDADE DOS MUNICÍPIOS 15h00 Hans Schlappa, Programme Director, MSc Leadership and Management in Public Services/Hertfordshire Business School CITIES SUFFERING FROM LONG TERM DECLINE 16h00 COFFEE-BREAK & NETWORKING 16h30 Andreas Hollstein, Presidente da Câmara de Altena (Alemanha); João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde; Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço MESA REDONDA COM TESTEMUNHOS/CASOS REAIS 18h00 Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC CONCLUSÕES E ENCERRAMENTO
- Categories: Informação
A Agência Nacional de Inovação (ANI) realiza um “Workshop sobre Transferência de Conhecimento” e um “Focus Group Meeting”, dedicados à área da Água e Ambiente, que terão lugar no próximo dia 20 de novembro, no BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, em Oliveira do Hospital. Esta iniciativa acontece na sequência de um ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação - um conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos da economia nacional, que a ANI promove durante os próximos meses. Consulte o programa e inscreva-se aqui gratuitamente.
- Categories: Informação
O ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro – é o único projeto português finalista dos Prémios Regiostars 2019, um prestigiado concurso da Comissão Europeia que premeia projetos financiados pela União Europeia demonstradores de excelência e de novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional. Para além de ser uma das cinco candidaturas finalistas na categoria “Connecting the green, blue and grey”, escolhida por um júri, pode ajudar o ECOMARE a vencer o Prémio do Público votando no site dos Regiostars. Este projeto, cofinanciado pelo Programa Centro 2020, nasceu para desenvolver investigação e promover serviços de inovação e transferência de tecnologia para empresas, organizações governamentais e instituições nacionais e internacionais na área da Ciência e Tecnologia do Mar. Três projetos apoiados pelo Centro2020 já venceram os Regiostars. Em 2016, a BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira do Hospital ganhou na categoria “Crescimento Sustentável: Economia circular”. No ano passado, o Centro Empresarial e de Serviços Partilhados do Município do Fundão triunfou na categoria “Apoio à transição industrial inteligente”, enquanto que o Museu da Vista Alegre trouxe para casa o Prémio do Público.
- Categories: Informação
No contexto da Comunidade de Trabalho Região Centro - Extremadura, o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da CCDRC organizou, em colaboração com os seus homólogos do Alentejo e da Extremadura (Espanha), o Seminário Internacional “Cooperação e Desenvolvimento sustentável no Tejo Internacional”, que se realizou a 27 e 28 de Fevereiro, na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.
- Categories: Informação
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) promove hoje, na Estação Agrária de Viseu, uma prova de degustação de diversas variedades regionais de maçã, para assinalar o Dia Internacional da Maçã. Com o lema «À prova de sentidos», a prova de degustação, feita em parceria com a delegação de Viseu da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a Escola de Cães-guia para Cegos de Mortágua e a Escola Profissional Mariana Seixas, pretende valorizar e promover um produto regional com grande potencial económico e benefícios para a saúde. Envolvido num ambiente agrícola, o painel de provadores, constituído por pessoas com deficiência visual, vai avaliar as características de algumas das variedades produzidas na Estação Agrária de Viseu. A Estação Agrária de Viseu, que integra a rede de inovação da região Centro, realiza um trabalho de prospeção, recolha e caracterização, iniciado no ano de 1994, que permite o desenvolvimento de estratégias de conservação de 274 variedades regionais de maçã e 150 clones de Bravo de Esmolfe DOP, que constituem uma coleção de variedades regionais única em Portugal e um vasto património de elevado interesse agronómico e económico. O estudo destas variedades, nomeadamente no que respeita ao melhoramento genético alcançado (resistência a pragas e doenças, novos gostos e aromas, etc.), contribui para a valorização territorial, para a diversificação da oferta e para a diferenciação dos produtos em modelos de produção comercial.
Leave comment or suggestion