73% DOS RESIDENTES NA REGIÃO CENTRO ESTÃO SATISFEITOS COM A SUA VIDA
O grau de satisfação dos residentes na região Centro aumentou em 2024, com 73% dos residentes na região Centro globalmente satisfeitos com a sua vida (67,5% em 2023). Esta é uma das conclusões da 10.ª edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., no âmbito da monitorização do Barómetro Centro de Portugal.
Esta edição do inquérito mostra que, em 2024, 11,1% dos residentes estão “muito satisfeitos”, 61,9% “satisfeitos”, 20,5% “não muito satisfeitos” e 6,5% “nada satisfeitos”. Face ao ano anterior, destaca-se o aumento da quota dos indivíduos “muito satisfeitos” e dos “satisfeitos” e a diminuição das quotas dos “não muito satisfeitos” e “nada satisfeitos”.
Em 2024, a percentagem de residentes satisfeitos na Região Centro aproximou-se à média dos cidadãos europeus (86%), obtida pelo Eurobarómetro (inquérito realizado à escala europeia), invertendo a tendência de divergência que se tinha vindo a verificar desde julho de 2021. Assistiu-se também a uma aproximação do nível de satisfação dos residentes no Centro à média nacional (77%).
Tal como nas vagas anteriores, verificou-se que os homens estão mais satisfeitos do que as mulheres, os mais jovens estão globalmente mais satisfeitos do que os mais velhos, os ativos mais satisfeitos do que os inativos e que o grau de satisfação é tendencialmente maior nas profissões mais qualificadas. Na recolha deste ano, os quadros superiores, os quadros médios e os profissionais liberais revelaram-se os mais satisfeitos com a sua vida. Os mais insatisfeitos eram os trabalhadores não qualificados e os operários especializados.
O grau de satisfação tem também propensão a aumentar quanto mais elevadas forem as habilitações escolares dos inquiridos. Nesta edição, os indivíduos com licenciatura ou mestrado/pós-graduação/doutoramento eram os mais satisfeitos e os residentes analfabetos, que apenas sabem ler e escrever ou que concluíram o 1.º ciclo do ensino básico os mais insatisfeitos.
Entre os principais motivos de satisfação destacam-se a qualidade de vida/ter um nível de vida estável, a vida familiar e ter saúde. No que respeita aos motivos de insatisfação, as dificuldades financeiras/custo de vida elevado, os problemas de saúde e as remunerações e reformas baixas foram os três principais fatores de insatisfação apontados pelos inquiridos.
Nesta edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, foi novamente pedido aos jovens, entre os 21 e os 34 anos, que indicassem os três principais fatores que valorizam num território para nele viverem. O fator preponderante identificado pelos jovens para se fixarem num território foi a segurança (20,3%), seguida da proximidade à família e amigos (17,3%). Seguiram-se o acesso a saúde e educação (15,6%), o custo de vida acessível (15,3%) e o acesso a um emprego digno e devidamente remunerado (12,3%). Com menor relevância surgiram fatores como a facilidade de deslocação/mobilidade, a oferta cultural e de espaços de lazer, a conetividade digital e, por último, um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação.
Para informações adicionais, consulte o estudo “Resultados do Inquérito à Satisfação dos Residentes na Região Centro 2024” ou o Barómetro Centro de Portugal.
73% DOS RESIDENTES NA REGIÃO CENTRO ESTÃO SATISFEITOS COM A SUA VIDA
O grau de satisfação dos residentes na região Centro aumentou em 2024, com 73% dos residentes na região Centro globalmente satisfeitos com a sua vida (67,5% em 2023). Esta é uma das conclusões da 10.ª edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., no âmbito da monitorização do Barómetro Centro de Portugal.
Esta edição do inquérito mostra que, em 2024, 11,1% dos residentes estão “muito satisfeitos”, 61,9% “satisfeitos”, 20,5% “não muito satisfeitos” e 6,5% “nada satisfeitos”. Face ao ano anterior, destaca-se o aumento da quota dos indivíduos “muito satisfeitos” e dos “satisfeitos” e a diminuição das quotas dos “não muito satisfeitos” e “nada satisfeitos”.
Em 2024, a percentagem de residentes satisfeitos na Região Centro aproximou-se à média dos cidadãos europeus (86%), obtida pelo Eurobarómetro (inquérito realizado à escala europeia), invertendo a tendência de divergência que se tinha vindo a verificar desde julho de 2021. Assistiu-se também a uma aproximação do nível de satisfação dos residentes no Centro à média nacional (77%).
Tal como nas vagas anteriores, verificou-se que os homens estão mais satisfeitos do que as mulheres, os mais jovens estão globalmente mais satisfeitos do que os mais velhos, os ativos mais satisfeitos do que os inativos e que o grau de satisfação é tendencialmente maior nas profissões mais qualificadas. Na recolha deste ano, os quadros superiores, os quadros médios e os profissionais liberais revelaram-se os mais satisfeitos com a sua vida. Os mais insatisfeitos eram os trabalhadores não qualificados e os operários especializados.
O grau de satisfação tem também propensão a aumentar quanto mais elevadas forem as habilitações escolares dos inquiridos. Nesta edição, os indivíduos com licenciatura ou mestrado/pós-graduação/doutoramento eram os mais satisfeitos e os residentes analfabetos, que apenas sabem ler e escrever ou que concluíram o 1.º ciclo do ensino básico os mais insatisfeitos.
Entre os principais motivos de satisfação destacam-se a qualidade de vida/ter um nível de vida estável, a vida familiar e ter saúde. No que respeita aos motivos de insatisfação, as dificuldades financeiras/custo de vida elevado, os problemas de saúde e as remunerações e reformas baixas foram os três principais fatores de insatisfação apontados pelos inquiridos.
Nesta edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, foi novamente pedido aos jovens, entre os 21 e os 34 anos, que indicassem os três principais fatores que valorizam num território para nele viverem. O fator preponderante identificado pelos jovens para se fixarem num território foi a segurança (20,3%), seguida da proximidade à família e amigos (17,3%). Seguiram-se o acesso a saúde e educação (15,6%), o custo de vida acessível (15,3%) e o acesso a um emprego digno e devidamente remunerado (12,3%). Com menor relevância surgiram fatores como a facilidade de deslocação/mobilidade, a oferta cultural e de espaços de lazer, a conetividade digital e, por último, um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação.
Para informações adicionais, consulte o estudo “Resultados do Inquérito à Satisfação dos Residentes na Região Centro 2024” ou o Barómetro Centro de Portugal.
73% DOS RESIDENTES NA REGIÃO CENTRO ESTÃO SATISFEITOS COM A SUA VIDA
O grau de satisfação dos residentes na região Centro aumentou em 2024, com 73% dos residentes na região Centro globalmente satisfeitos com a sua vida (67,5% em 2023). Esta é uma das conclusões da 10.ª edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P., no âmbito da monitorização do Barómetro Centro de Portugal.
Esta edição do inquérito mostra que, em 2024, 11,1% dos residentes estão “muito satisfeitos”, 61,9% “satisfeitos”, 20,5% “não muito satisfeitos” e 6,5% “nada satisfeitos”. Face ao ano anterior, destaca-se o aumento da quota dos indivíduos “muito satisfeitos” e dos “satisfeitos” e a diminuição das quotas dos “não muito satisfeitos” e “nada satisfeitos”.
Em 2024, a percentagem de residentes satisfeitos na Região Centro aproximou-se à média dos cidadãos europeus (86%), obtida pelo Eurobarómetro (inquérito realizado à escala europeia), invertendo a tendência de divergência que se tinha vindo a verificar desde julho de 2021. Assistiu-se também a uma aproximação do nível de satisfação dos residentes no Centro à média nacional (77%).
Tal como nas vagas anteriores, verificou-se que os homens estão mais satisfeitos do que as mulheres, os mais jovens estão globalmente mais satisfeitos do que os mais velhos, os ativos mais satisfeitos do que os inativos e que o grau de satisfação é tendencialmente maior nas profissões mais qualificadas. Na recolha deste ano, os quadros superiores, os quadros médios e os profissionais liberais revelaram-se os mais satisfeitos com a sua vida. Os mais insatisfeitos eram os trabalhadores não qualificados e os operários especializados.
O grau de satisfação tem também propensão a aumentar quanto mais elevadas forem as habilitações escolares dos inquiridos. Nesta edição, os indivíduos com licenciatura ou mestrado/pós-graduação/doutoramento eram os mais satisfeitos e os residentes analfabetos, que apenas sabem ler e escrever ou que concluíram o 1.º ciclo do ensino básico os mais insatisfeitos.
Entre os principais motivos de satisfação destacam-se a qualidade de vida/ter um nível de vida estável, a vida familiar e ter saúde. No que respeita aos motivos de insatisfação, as dificuldades financeiras/custo de vida elevado, os problemas de saúde e as remunerações e reformas baixas foram os três principais fatores de insatisfação apontados pelos inquiridos.
Nesta edição do Inquérito à Satisfação dos Residentes na região Centro, foi novamente pedido aos jovens, entre os 21 e os 34 anos, que indicassem os três principais fatores que valorizam num território para nele viverem. O fator preponderante identificado pelos jovens para se fixarem num território foi a segurança (20,3%), seguida da proximidade à família e amigos (17,3%). Seguiram-se o acesso a saúde e educação (15,6%), o custo de vida acessível (15,3%) e o acesso a um emprego digno e devidamente remunerado (12,3%). Com menor relevância surgiram fatores como a facilidade de deslocação/mobilidade, a oferta cultural e de espaços de lazer, a conetividade digital e, por último, um ambiente favorável ao empreendedorismo e inovação.
Para informações adicionais, consulte o estudo “Resultados do Inquérito à Satisfação dos Residentes na Região Centro 2024” ou o Barómetro Centro de Portugal.
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