O seminário de lançamento coincide com a abertura da primeira convocatória de projectos, que estará aberta do dia 14 de Abril ao dia 15 de Junho de 2008.
Em anexo, encontrará uma carta de convite para o seminário.
A partir deste momento, pode inscrever-se no seminário e consultar o programa provisório destes dois dias no site Internet em www.interreg-sudoe.org
O seminário de lançamento coincide com a abertura da primeira convocatória de projectos, que estará aberta do dia 14 de Abril ao dia 15 de Junho de 2008.
Em anexo, encontrará uma carta de convite para o seminário.
A partir deste momento, pode inscrever-se no seminário e consultar o programa provisório destes dois dias no site Internet em www.interreg-sudoe.org
O seminário de lançamento coincide com a abertura da primeira convocatória de projectos, que estará aberta do dia 14 de Abril ao dia 15 de Junho de 2008.
Em anexo, encontrará uma carta de convite para o seminário.
A partir deste momento, pode inscrever-se no seminário e consultar o programa provisório destes dois dias no site Internet em www.interreg-sudoe.org
You might also like…
You might also like…
You might also like…
- Categories: Informação
A Eurorregião EUROACE, formada pelo Alentejo, Centro e Extremadura, realiza hoje, 28 de Novembro, em Badajoz, o II Plenário. Neste Plenário, em que participam a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, o presidente do Governo do Extremadura, José António Monago e o presidente da CCDR Alentejo, António Costa Dieb, será apresentado um relatório sobre o empreendedorismo no território EUROACE e será feita uma breve apresentação das estratégias RIS3 de cada uma das regiões envolvidas, assim como as perspetivas de trabalho conjunto na identificação de uma estratégia de desenvolvimento inteligente deste território transfronteiriço.Tendo em conta que se trata de cooperação transfronteiriça, será feita uma apresentação das perspetivas de financiamento no âmbito Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (Interreg V-A). Estarão presentes os representantes regionais dos diversos setores da Administração Pública, empresários e Associações Empresariais, que representam e participam na Comunidade de Trabalho através das 16 Comissões Setoriais, bem como os representantes das Universidades e Institutos Politécnicos e diferentes parceiros dos projetos de cooperação transfronteiriça. Neste Plenário será realizada a passagem da Presidência da EUROACE da Extremadura para o Alentejo.
- Categories: Informação
Depois da forte demonstração de solidariedade de todos os portugueses, que contribuíram de forma significativa com bens alimentares e roupas para as vítimas dos incêndios que deflagraram na região Centro, verifica-se que há ainda necessidades acrescidas de produtos de higiene pessoal. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) quer ajudar a resolver esta falta específica. Neste sentido, está a promover uma recolha de produtos de higiene pessoal (pasta e escova de dentes, sabonete liquido, shampoo, pensos higiénicos) para entregar junto das entidades responsáveis que estão no comando destas operações. Todos aqueles que queiram participar nesta iniciativa, podem fazê-lo entregando na CCDRC (Rua Bernardim Ribeiro, nº80, Coimbra) os contributos até à próxima sexta-feira, dia 23 de junho.As contribuições podem também ser entregues nas Divisões Sub Regionais da CCDRC em Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu: Divisão Subregional de AveiroEdifício do Governo Civil - 2º Andar, Praça do Marquês de Pombal, Aveiro, tel. 234 406060 Divisão Sub Regional de Castelo BrancoRua São João de Deus, n.º 27 - 3º Esquerdo, Castelo Branco, Tel. 272 340790 Divisão Sub Regional da GuardaGaveto da Rua Pedro Alvares Cabral com a Rua Almirante Gago Coutinho, Guarda, Tel.271 232260 Divisão Sub Regional de LeiriaRua Cooperativa, 65, Leiria, Tel. 244 845100 Divisão Sub Regional de ViseuPraça Miguel Ponces, 6º B Rés/Chão, Viseu Tel.232 446010 Obrigada pela sua participação!
- Categories: Informação
O Programa Centro 2020 aprovou 33 candidaturas, que vão permitir a contratação por empresas da região Centro de 53 técnicos qualificados, dos quais 10 são doutorados. Estes primeiros projetos representam um montante de apoio do Fundo Social Europeu (FSE) de 2,6 milhões de euros. Prosseguindo a estratégia do Centro 2020, orientada prioritariamente para o reforço da competitividade das empresas e para a promoção do emprego, pretende-se através destes apoios fomentar a contratação, por parte das empresas, de recursos humanos qualificados (licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados), como forma de aquisição de massa crítica e de suporte ao desenvolvimento de processos que promovam a inovação empresarial. Em termos de distribuição geográfica destes apoios, as Regiões de Coimbra, Viseu Dão-Lafões e Aveiro são que que contam com mais contratações apoiadas: NUT III Grau de Qualificação Total Licenciado Mestre Doutor Beira Baixa 1 1 Beiras e Serra da Estrela 1 1 Médio Tejo 2 2 4 Oeste 2 2 1 5 Região de Aveiro 4 6 10 Região de Coimbra 6 4 7 17 Região de Leiria 2 1 1 4 Viseu Dão Lafões 10 1 11 Total Geral 28 15 10 53 Dando continuidade a este apoio às empresas, vai ser aberto, brevemente, um novo concurso para promover a fixação de recursos humanos qualificados nas empresas da Região.
- Categories: Informação
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro promoveu ontem uma ação de sensibilização na Escola Básica 2-3 de Taveiro, que versou sobre os temas da Qualidade do Ar, Ruído e Resíduos.Sobre a Qualidade do Ar pretendeu-se abordar as questões relacionadas com fontes e efeitos dos poluentes atmosféricos, a preservação da qualidade de ar, a rede de monitorização da Região Centro e apresentação de algumas ações individuais como contributo para um ambiente menos poluído.Em relação aos resíduos foram abordados os seguintes aspetos: O que são os Resíduos Urbanos (RU)? Qual é o seu destino? Qual é a politica dos 3R’s? (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).Relativamente ao Ruído foram abordadas questões relacionadas com a acústica e ruído e respetiva unidade de medida. Como se propaga o ruído e impactes na saúde. Quais as autoridades competentes. Para que estas ações consigam mostrar a necessidade de uma crescente mudança de atitudes e a importância de boas práticas ambientais, a CCDRC estabeleceu parcerias com várias empresas que se dedicam a promover as melhores praticas ambientais. Nesta ação, a CCDRC contou com a participação da Sogilub- Sociedade Integrada de óleos Lubrificantes Usados, Lda. (única entidade licenciada em Portugal para a implementação e gestão do Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados) e da Amb3e -Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos , associação de direito privado sem fins lucrativos dedicada à gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos.
- Categories: Informação
Sob o lema “Investimento da Diáspora, um investimento com marca”, os Encontros 2022 do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) vão realizar-se de 15 a 17 de dezembro com a presença de 4 ministros, 10 secretários de Estado e centenas de investidores da Diáspora. Os ENCONTROS PNAID 2022 pretendem valorizar o potencial económico das comunidades portuguesas na sua relação com as terras de origem em Portugal, quer no plano do investimento direto, da inovação e da criação de emprego, quer no plano do apoio à exportação de produtos nacionais para os países e regiões da Diáspora. Os ENCONTROS PNAID 2022 constituem uma oportunidade estratégica para generalizar o conhecimento técnico adequado à compreensão dos apoios ao investimento disponíveis e estabelecer entendimentos ou parcerias com vista a um aproveitamento mais efetivo do enorme potencial económico implícito na rede de comunidades portuguesas espalhadas pelos 5 continentes. Prevê-se um evento de grande interação, possibilitando a partilha de experiências e boas práticas e a promoção de parcerias e oportunidades de negócios. O programa inicia no dia 15 dezembro com a receção de boas-vindas e abertura da exposição e espaço de reuniões individuais com entidades do ecossistema empreendedor nacional e organismos públicos. Estará presente uma mostra de produtos endógenos inovadores com elevado potencial de exportação. A sessão de abertura contará com as presenças do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Já confirmada está a presença da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que intervirá no painel “Políticas de coesão e reformas no quadro 2030”, no dia 17 de manhã. No dia 16 de manhã realça-se o painel “Estratégias de política da economia e agricultura no quadro 2030”, que contará com a intervenção da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva. Ao longo dos dois dias do evento desenrolam-se diversas conferências e dinâmicas num programa denso e completo que permitirá ao investidor reunir todas as informações relevantes e necessárias para a implementação do seu projeto empresarial em Portugal. O programa e formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial em www.encontrosdiaspora.pt, decorrendo as inscrições até 30 de novembro. A edição de 2022, coorganizada pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, tem financiamento do Programa CENTRO 2020. Consulte aqui o programa.
- Categories: Informação
O Programa Centro 2020 aprovou, até 31 de dezembro de 2017, 3470 projetos, que correspondem a um investimento de 1.896 milhões de euros. Consulte, no Boletim Mensal de dezembro, a evolução da execução financeira do Programa Centro 2020, bem como informação detalhada sobre o investimento municipal, os pactos para o desenvolvimento e coesão territorial, a política de cidades, a territorialização das políticas e o investimento empresarial. O Boletim Mensal de dezembro está disponível em http://www.centro.portugal2020.pt/index.php/documentos-gerais-2.
- Categories: Informação
Abertura e encerramento do Curso de Outono de Economia Circular com entrada livre O Curso de Outono de Economia Circular organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em conjunto com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) terá duas sessões abertas ao público, a de abertura no dia 15 de outubro e a de encerramento do curso no dia 18. A sessão de abertura, decorrerá, pelas 9h no Auditório da Reitoria da UC e conta com a presença da Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, da Presidente do IPN, Teresa Mendes e do representante do Governo Holandês, Joan Prummel.Ainda durante essa manhã contarão com a presença de Walter R. Stahel, diretor-fundador do Institute Product-Life, de Inês Costa, adjunta do Ministro do Ambiente e da Transição Energética e de Gonçalo Lobo Xavier, membro do Comité Económico e Social, que farão uma introdução ao tema da Economia Circular. Esta sessão não precisa de inscrição prévia. A sessão de encerramento, decorrerá no dia 18 de outubro, pelas 10h30m no auditório do edifício D do IPN e iniciar-se-á com a apresentação dos projetos e empresas do IPN a desenvolver trabalho no âmbito da economia circular. Haverá, igualmente, uma apresentação por Cillian Lohan, membro do Comité Europeu Económico e Social e representante deste na Plataforma Europeia dos Stakeholders de Economia Circular. A sessão inclui ainda a conferência final do Curso, que será proferida pela Professora Helena Freitas, docente na Universidade de Coimbra e membro integrante do Conselho de Missão para a adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação social. A língua oficial das duas sessões será o inglês. A entrada da sessão de encerramento é livre mas de registo obrigatório. Para mais informações consulte o programa das sessões ou contacte a organização do evento através do email: centro.circular@ccdrc.pt
- Categories: Informação
A Eurorregião EUROACE, formada pelo Alentejo, Centro e Extremadura, realiza hoje, 28 de Novembro, em Badajoz, o II Plenário. Neste Plenário, em que participam a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, o presidente do Governo do Extremadura, José António Monago e o presidente da CCDR Alentejo, António Costa Dieb, será apresentado um relatório sobre o empreendedorismo no território EUROACE e será feita uma breve apresentação das estratégias RIS3 de cada uma das regiões envolvidas, assim como as perspetivas de trabalho conjunto na identificação de uma estratégia de desenvolvimento inteligente deste território transfronteiriço.Tendo em conta que se trata de cooperação transfronteiriça, será feita uma apresentação das perspetivas de financiamento no âmbito Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (Interreg V-A). Estarão presentes os representantes regionais dos diversos setores da Administração Pública, empresários e Associações Empresariais, que representam e participam na Comunidade de Trabalho através das 16 Comissões Setoriais, bem como os representantes das Universidades e Institutos Politécnicos e diferentes parceiros dos projetos de cooperação transfronteiriça. Neste Plenário será realizada a passagem da Presidência da EUROACE da Extremadura para o Alentejo.
- Categories: Informação
Depois da forte demonstração de solidariedade de todos os portugueses, que contribuíram de forma significativa com bens alimentares e roupas para as vítimas dos incêndios que deflagraram na região Centro, verifica-se que há ainda necessidades acrescidas de produtos de higiene pessoal. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) quer ajudar a resolver esta falta específica. Neste sentido, está a promover uma recolha de produtos de higiene pessoal (pasta e escova de dentes, sabonete liquido, shampoo, pensos higiénicos) para entregar junto das entidades responsáveis que estão no comando destas operações. Todos aqueles que queiram participar nesta iniciativa, podem fazê-lo entregando na CCDRC (Rua Bernardim Ribeiro, nº80, Coimbra) os contributos até à próxima sexta-feira, dia 23 de junho.As contribuições podem também ser entregues nas Divisões Sub Regionais da CCDRC em Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu: Divisão Subregional de AveiroEdifício do Governo Civil - 2º Andar, Praça do Marquês de Pombal, Aveiro, tel. 234 406060 Divisão Sub Regional de Castelo BrancoRua São João de Deus, n.º 27 - 3º Esquerdo, Castelo Branco, Tel. 272 340790 Divisão Sub Regional da GuardaGaveto da Rua Pedro Alvares Cabral com a Rua Almirante Gago Coutinho, Guarda, Tel.271 232260 Divisão Sub Regional de LeiriaRua Cooperativa, 65, Leiria, Tel. 244 845100 Divisão Sub Regional de ViseuPraça Miguel Ponces, 6º B Rés/Chão, Viseu Tel.232 446010 Obrigada pela sua participação!
- Categories: Informação
O Programa Centro 2020 aprovou 33 candidaturas, que vão permitir a contratação por empresas da região Centro de 53 técnicos qualificados, dos quais 10 são doutorados. Estes primeiros projetos representam um montante de apoio do Fundo Social Europeu (FSE) de 2,6 milhões de euros. Prosseguindo a estratégia do Centro 2020, orientada prioritariamente para o reforço da competitividade das empresas e para a promoção do emprego, pretende-se através destes apoios fomentar a contratação, por parte das empresas, de recursos humanos qualificados (licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados), como forma de aquisição de massa crítica e de suporte ao desenvolvimento de processos que promovam a inovação empresarial. Em termos de distribuição geográfica destes apoios, as Regiões de Coimbra, Viseu Dão-Lafões e Aveiro são que que contam com mais contratações apoiadas: NUT III Grau de Qualificação Total Licenciado Mestre Doutor Beira Baixa 1 1 Beiras e Serra da Estrela 1 1 Médio Tejo 2 2 4 Oeste 2 2 1 5 Região de Aveiro 4 6 10 Região de Coimbra 6 4 7 17 Região de Leiria 2 1 1 4 Viseu Dão Lafões 10 1 11 Total Geral 28 15 10 53 Dando continuidade a este apoio às empresas, vai ser aberto, brevemente, um novo concurso para promover a fixação de recursos humanos qualificados nas empresas da Região.
Leave comment or suggestion