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A região Centro apresentava, em 2022, um valor de 4,74 no Indicador Global de Avaliação (numa escala de 1 a 7), traduzindo um desempenho global mais favorável do que no ano anterior (4,55). O Indicador Global de Avaliação tem como objetivo acompanhar a evolução da região numa perspetiva global do sucesso regional, permitindo uma leitura sintética e imediata do seu comportamento relativo face às restantes regiões portuguesas. Os resultados do indicador global encontram-se desagregados por cinco dimensões de análise e a sua atualização é feita anualmente. Relativamente a estas cinco dimensões, a região melhorou quantitativamente no “crescimento e competitividade” e no “potencial humano”, mas piorou nas dimensões “qualidade de vida”, “coesão” e “sustentabilidade ambiental e energética”. Destacavam-se pela evolução favorável face ao ano anterior, os indicadores relativos ao crescimento do investimento direto estrangeiro na componente “crescimento e competitividade”, a população jovem com formação superior e a taxa de desemprego jovem na dimensão “potencial humano”. Por oposição, os indicadores com evoluções mais desfavoráveis foram o crescimento real do PIB na dimensão “crescimento e competitividade”, a dispersão da variação populacional na “coesão” e a satisfação dos residentes na “qualidade de vida”. O Centro manteve-se como a terceira região do país com melhor desempenho global, depois da Área Metropolitana de Lisboa e da região Norte. No “potencial humano” subiu para a primeira posição da hierarquia nacional (na edição anterior, encontrava-se em segundo), tendo mantido o quinto lugar na “qualidade de vida” e o sexto na “coesão”. No entanto, no “crescimento e competitividade” desceu para a quarta posição da hierarquia nacional (estava em terceiro) e para a sexta posição na “sustentabilidade ambiental e energética” (na edição anterior, ocupava o quinto lugar). Os resultados obtidos pela região Centro decorrem de se continuar a evidenciar positivamente em áreas como a educação, o mercado de trabalho ou a capacidade exportadora. De facto, tem registado de forma sistemática baixas taxas de abandono escolar precoce e bons resultados nos exames nacionais, a par com a menor taxa de desemprego do país. Apresenta ainda um posicionamento muito favorável no que respeita ao desemprego jovem, às exportações de bens, às competências para a inovação e à captação de investimento direto estrangeiro. No entanto, mantêm-se evidentes as assimetrias territoriais e as fragilidades na capacidade de gerar riqueza, problemas estruturais da região Centro. Na área energética, apesar das melhorias nos últimos anos e dos resultados positivos nas energias renováveis, a região evidencia ainda debilidades. O declínio demográfico é também um problema que se tem vindo a acentuar, carecendo de especial atenção pela forma como poderá condicionar o futuro da região. Estas são algumas das conclusões da última atualização do Barómetro do Centro de Portugal, que pode ser consultado aqui. Nesta edição, para além da atualização anual do Indicador Global de Avaliação da Região Centro, foram ainda atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha 1), produto interno bruto (ficha 8), produtividade do trabalho (ficha 9) e produto interno bruto por habitante (ficha 18). O Barómetro do Centro de Portugal é um [...]
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Esta aberta a votação pública para os Prémios NEB - New European Bauhaus 2023. O projeto Craft Lab do Município do Fundão é um dos finalistas. Trata-se de uma iniciativa para preservar e valorizar as tradições a partir do conhecimento, partilha intergeracional e tecnologia, e foi selecionado por um júri independente entre 1450 candidaturas. O seu voto pode fazer a diferença! Passos para a votação: Aceder ao link https://prizes.new-european-bauhaus.eu/finalists e registar um e-Mail em “I vote for my favourite projects” Depois da verificação do e-Mail receberá na sua caixa de correio electrónico novo link para a votação Poderá encontrar o projeto do Fundão “Casas e Lugares do Sentir - Craft Lab” na temática “Education Champions” ao selecionar a subcategoria “Regaining a sense of belonging” Mas antes terá de escolher um projeto em cada uma das restantes temáticas “Champions” e ”Rising Starts” As votações estarão abertas até dia 24 de maio. Contamos com o voto de todos!
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Concurso Regional Centro Circular premeia alunos e professores envolvidos na valorização da economia circular A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) promoveu hoje, dia 11 de abril, em Coimbra, a Grande Final da terceira edição do Concurso Regional Centro Circular, disputada pelos alunos apurados na primeira fase do concurso - Top 10 em cada um dos ciclos a concurso - oriundos de várias Escolas da região Centro. Os vencedores são: no 2.º ciclo, Gabriela Domingues, da Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz (1º lugar), Bruno Amorim (2º lugar) e Gabriel Matos (3º lugar), ambos da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte; no 3.º ciclo, Martim Ramos (1º lugar), Dinis Abrantes (2º lugar) e Francisco Roque (3º lugar), todos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda. Foram estabelecidos prémios para Alunos, Professores e Escola. A Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, foi a grande vencedora por ter registado o maior número de participações. Na categoria “Professores” destacaram-se duas professoras da Escola Básica João de Barros da Figueira da Foz, Rosa Queiroz Folha e Susana Correia e, ainda, o professor Rui Bulha da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, pelos contributos dados na criação de novas perguntas de quiz, quer na preparação de jogos para os seus alunos. Lista de Vencedores Escola Vencedora: - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Professores Vencedores: - Prof. Rosa Queiroz Folha - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz - Prof. Rui Bulha - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte - Prof. Susana Correia - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Escolas com Alunos Vencedores – 2.º Ciclo do Ensino Básico: - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz (1º lugar) - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte (2º e 3º lugares) Escolas com Alunos Vencedores – 3.º Ciclo do Ensino Básico: - Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda (1º, 2º e 3º lugares) Prémios para os alunos: - 1.º prémio - Uma bicicleta com capacete - 2.º prémio - Uma trotinete elétrica - 3.º prémio - Um vale de 100 euros em livros Escolas com Professores Vencedores: - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Prémios para os professores: - Um fim-de-semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal Escola Vencedora: - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Prémio para a Escola: Prémio com um valor aproximado de 300 euros - à escolha entre algumas combinações das seguintes opções: suporte para bicicletas; vale de livros; contentores de reciclagem; uma combinação dos prémios anteriores; mesa de matraquilhos; mesa de ping-pong. Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos das Escolas da região Centro, este concurso foi criado pela CCDR Centro em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos [...]
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Em 2022, a população da região Centro, entre os 30 e os 34 anos, com o ensino superior completo foi de 43,3%, quase o dobro do valor de 2012, o que vem confirmar o claro reforço da qualificação dos jovens nos últimos anos. Já a população dos 25 aos 64 anos do Centro que participou em atividades de educação e formação atingiu um novo máximo de 14,6% em 2022. Destaque nesta edição do barómetro também para a tendência decrescente da emissão de gases com efeito de estufa (GEE) na região, que traduz alterações no paradigma energético, nomeadamente a opção por formas de energia menos intensivas em carbono e a aposta crescente em fontes de origem renovável. Ainda assim, em 2019, o Centro era responsável por 26,3% do total das emissões de GEE do país, sendo a região portuguesa com maior quota de emissões. De salientar também as exportações regionais de bens que, em 2022, alcançaram os 15,1 mil milhões de euros, crescendo 19,9% face a 2021 e atingindo o valor mais elevado dos últimos 19 anos. Estas exportações representavam 19,3% do total do país. É igualmente de evidenciar a taxa de desemprego regional de 5,1% em 2022, que diminuiu 0,7 pontos percentuais em relação ao ano de 2021 e permaneceu inferior à média nacional (6,0%). Já a taxa de desemprego jovem aumentou para os 21%. Finalmente, é ainda de realçar a diminuição no Centro da taxa de risco de pobreza para os 15,6%, valor abaixo da média nacional de 16,4% e o mais baixo desde 2017. Estas são algumas das conclusões da nova edição do Barómetro do Centro de Portugal, em que foram atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1), ao abandono escolar precoce (ficha n.º 10), à população jovem com formação superior (ficha n.º 11), à formação ao longo da vida (ficha n.º 13), à taxa de desemprego (ficha n.º 15), à taxa de desemprego jovem (ficha n.º 16), à distribuição do rendimento (ficha n.º 20) e à emissão de gases com efeito de estufa (ficha n.º 24), que pode ser consultada aqui. O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.
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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro,IP (CCDR Centro) publicou o estudo “Movimentos pendulares na região Centro 2021”, que procura analisar as deslocações diárias da população residente no Centro para o seu local de trabalho ou estudo, segundo informação dos Censos 2021 (https://www.ccdrc.pt/pt/produto/movimentos-pendulares-na-regiao-centro-2021/). De acordo com os Censos 2021, entram diariamente para estudar ou trabalhar, na região Centro, 55.857 pessoas. Já as saídas diárias de residentes para estudar ou trabalhar fora do Centro ascendem a 96.500 pessoas. A região apresenta, assim, maior capacidade para fixar população residente do que para empregar pessoas ou captar estudantes, revelando algum predomínio da função residencial face à função produtiva (associada à capacidade de gerar atividade laboral ou escolar). Este predomínio da função residencial acentuou-se ligeiramente na última década. As deslocações pendulares ocorrem essencialmente a uma escala local, com a maioria da população a trabalhar/estudar no município de residência. No entanto, na última década, este fenómeno esbateu-se um pouco, tendo ocorrido um alargamento espacial das deslocações pendulares. Este maior afastamento entre os locais de residência e de trabalho ou estudo é também sustentado pelo aumento, nos últimos dez anos, do número de movimentos pendulares relevantes entre municípios da região e do número de municípios com interações relevantes. No entanto, a esmagadora maioria das deslocações pendulares continuam a ocorrer dentro das respetivas sub-regiões, tendo-se até verificado uma maior integração e consolidação em alguns destes território. Com base nos movimentos pendulares constatou-se ainda que as sub-regiões do Centro, que constituem a base territorial para a aplicação das políticas públicas e dos quadros comunitários de apoio, se encontram, de um modo geral, dotadas de bastante coesão interna, apresentando-se como espaços de continuidade, sustentados por interações económicas e sociais relevantes. Em cada sub-região existe um subsistema urbano estruturante do território, onde as cidades médias e os pequenos centros urbanos proporcionam uma oferta de emprego e uma qualidade de vida claramente diferenciadoras, constituindo um território alternativo às aglomerações metropolitanas de Lisboa e do Porto. O conhecimento dos movimentos pendulares que se operam no território consubstancia-se num importante instrumento de planeamento territorial. Com este estudo, a CCDRC pretende contribuir para o aprofundamento desse conhecimento, permitindo uma melhor sustentação das decisões dos vários agentes regionais em torno das problemáticas que lhe estão associadas.
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A Escola Secundária de Nelas venceu o Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido hoje pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A ideia de negócio vencedora é a “Genius D” e representou a CIM Viseu Dão Lafões. O segundo lugar foi conquistado pelo Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, em representação da CIM Região de Aveiro e o terceiro lugar foi para a CIM Beiras e Serra da Estrela conquistado pelo Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Lda.. O objetivo deste concurso é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem. Os prémios foram entregues pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. Ideias de negócio a concurso: BEIRA BAIXA Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco Aplicação YAgeTunes O YAgeTunes é uma app que usa inteligência artificial para fazer reconhecimento facial, de forma a obter dados como idade e estado de humor de pessoas que frequentam um espaço vigiado, com o intuito de adaptar a música ambiente ao público. A aplicação permite ainda uma área de administração que permite configurar parâmetros, intervalo de idades e músicas e envio de reports. BEIRAS E SERRA DA ESTRELA Instituto de Gouveia – Escola Profissional, Lda MACARRON DE URTIGA Reinvenção de um produto de pastelaria fina que pretende valorizar e divulgar a urtiga como ingrediente endógeno. OESTE Colégio Rainha D. Leonor das Caldas da Rainha FutureTech – Inova o teu mundo O projeto consiste na criação de um micro-ondas portátil, recarregável através de painéis solares e cabo USB-C. A ideia surgiu a pensar na população que leva as refeições de casa para o trabalho e não tem forma de as aquecer. Os principais interessados são todas as pessoas que não têm qualquer forma de aquecer a sua comida, por trabalharem no exterior. REGIÃO DE AVEIRO Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga Rosemary Bio Insecticide Criação de um inseticida biológico à base de alecrim, com o principal objetivo de controlo de pragas especialmente direcionado para a espécie Drosophila Suzukii, vulgarmente chamada como a mosca do mirtilo. Procedeu-se à produção de uma emulsão à base de óleo vegetal e alecrim que foi testada em árvores de médio porte tendo-se obtido resultados satisfatórios no controlo da referida mosca. REGIÃO DE COIMBRA Agrupamento de Escolas de Penacova Drone Subaquático O Drone Subaquático é telecomandado através de radiofrequências permitindo apoiar as entidades competentes nas buscas subaquáticas transmitindo em tempo real uma imagem, até uma certa profundidade, para um monitor recorrendo também a radiofrequências para estabelecer comunicação. REGIÃO DE LEIRIA ETAP - Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal Sky Walk A Sky Walk é uma empresa de astroturismo ou turismo astronómico com oferta de experiências de observação de estrelas nos espaços de Dark Sky nas regiões de baixa densidade da Região Centro. O astroturismo que tem como motivação a observação dos astros e fenómenos celestes (auroras, eclipses, constelações, planetas, etc.), especialmente em lugares com [...]
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O projeto “Portable Football Arena” da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi o grande vencedor do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro). Este projeto destacou-se pela sua criatividade, inovação e viabilidade, refletindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos. Esta vitória não só coloca em evidência a excelência educativa da escola, mas também a capacidade dos jovens da região de desenvolverem ideias de negócio promissoras e impactantes. O segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Smart Feed Pets” da Escola Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Escola Profissional de Aveiro - Polo Sever do Vouga com o projeto “Pedal Turístico”. A final do concurso, que se realizou hoje na Universidade de Aveiro, reuniu os alunos finalistas, os seus colegas de turma e os professores provenientes de várias escolas da região. O evento foi ainda marcado por um conjunto de atividades que proporcionaram aos estudantes uma oportunidade única de conhecer a oferta formativa da Universidade de Aveiro, promovendo um ambiente de interação e aprendizagem. Resumo das três Ideias vencedoras 1ºLugar: Ideia de Negócio: Portable Football Arena Região de Leiria Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal O projeto incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar. Pretende-se melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reação e precisão dos jogadores, num ambiente dinâmico onde é possível a monitorização da evolução do desempenho de cada atleta. 2º Lugar: Ideia de Negócio: Smart Feed Pets Viseu Dão Lafões Escola Secundária de Tondela O projeto prevê a criação de um alimentador inteligente de comida sólida para cães e gatos, com tecnologia IOT, integrando entre outras funcionalidades, o controlo por reconhecimento facial, controlo por voz, controlo remoto, controlo manual e leitura do microchip e temporizador. 3º Lugar: Ideia de Negócio: Pedal Turístico Região de Aveiro Escola Profissional de Aveiro | Polo Sever do Vouga Este projeto inovador apresenta uma bicicleta estática que promove a saúde e o bem-estar através do exercício físico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Cada pedalada converte energia cinética em eletricidade. A energia acumulada transforma-se em iluminação para o espaço circundante, representando o esforço físico dos participantes, alimentando um tablet que exibe informações turísticas interativas sobre o município e possui, também, uma estação de carregamento para telemóveis embutida.
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A região Centro apresentava, em 2022, um valor de 4,74 no Indicador Global de Avaliação (numa escala de 1 a 7), traduzindo um desempenho global mais favorável do que no ano anterior (4,55). O Indicador Global de Avaliação tem como objetivo acompanhar a evolução da região numa perspetiva global do sucesso regional, permitindo uma leitura sintética e imediata do seu comportamento relativo face às restantes regiões portuguesas. Os resultados do indicador global encontram-se desagregados por cinco dimensões de análise e a sua atualização é feita anualmente. Relativamente a estas cinco dimensões, a região melhorou quantitativamente no “crescimento e competitividade” e no “potencial humano”, mas piorou nas dimensões “qualidade de vida”, “coesão” e “sustentabilidade ambiental e energética”. Destacavam-se pela evolução favorável face ao ano anterior, os indicadores relativos ao crescimento do investimento direto estrangeiro na componente “crescimento e competitividade”, a população jovem com formação superior e a taxa de desemprego jovem na dimensão “potencial humano”. Por oposição, os indicadores com evoluções mais desfavoráveis foram o crescimento real do PIB na dimensão “crescimento e competitividade”, a dispersão da variação populacional na “coesão” e a satisfação dos residentes na “qualidade de vida”. O Centro manteve-se como a terceira região do país com melhor desempenho global, depois da Área Metropolitana de Lisboa e da região Norte. No “potencial humano” subiu para a primeira posição da hierarquia nacional (na edição anterior, encontrava-se em segundo), tendo mantido o quinto lugar na “qualidade de vida” e o sexto na “coesão”. No entanto, no “crescimento e competitividade” desceu para a quarta posição da hierarquia nacional (estava em terceiro) e para a sexta posição na “sustentabilidade ambiental e energética” (na edição anterior, ocupava o quinto lugar). Os resultados obtidos pela região Centro decorrem de se continuar a evidenciar positivamente em áreas como a educação, o mercado de trabalho ou a capacidade exportadora. De facto, tem registado de forma sistemática baixas taxas de abandono escolar precoce e bons resultados nos exames nacionais, a par com a menor taxa de desemprego do país. Apresenta ainda um posicionamento muito favorável no que respeita ao desemprego jovem, às exportações de bens, às competências para a inovação e à captação de investimento direto estrangeiro. No entanto, mantêm-se evidentes as assimetrias territoriais e as fragilidades na capacidade de gerar riqueza, problemas estruturais da região Centro. Na área energética, apesar das melhorias nos últimos anos e dos resultados positivos nas energias renováveis, a região evidencia ainda debilidades. O declínio demográfico é também um problema que se tem vindo a acentuar, carecendo de especial atenção pela forma como poderá condicionar o futuro da região. Estas são algumas das conclusões da última atualização do Barómetro do Centro de Portugal, que pode ser consultado aqui. Nesta edição, para além da atualização anual do Indicador Global de Avaliação da Região Centro, foram ainda atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha 1), produto interno bruto (ficha 8), produtividade do trabalho (ficha 9) e produto interno bruto por habitante (ficha 18). O Barómetro do Centro de Portugal é um [...]
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Esta aberta a votação pública para os Prémios NEB - New European Bauhaus 2023. O projeto Craft Lab do Município do Fundão é um dos finalistas. Trata-se de uma iniciativa para preservar e valorizar as tradições a partir do conhecimento, partilha intergeracional e tecnologia, e foi selecionado por um júri independente entre 1450 candidaturas. O seu voto pode fazer a diferença! Passos para a votação: Aceder ao link https://prizes.new-european-bauhaus.eu/finalists e registar um e-Mail em “I vote for my favourite projects” Depois da verificação do e-Mail receberá na sua caixa de correio electrónico novo link para a votação Poderá encontrar o projeto do Fundão “Casas e Lugares do Sentir - Craft Lab” na temática “Education Champions” ao selecionar a subcategoria “Regaining a sense of belonging” Mas antes terá de escolher um projeto em cada uma das restantes temáticas “Champions” e ”Rising Starts” As votações estarão abertas até dia 24 de maio. Contamos com o voto de todos!
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Concurso Regional Centro Circular premeia alunos e professores envolvidos na valorização da economia circular A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) promoveu hoje, dia 11 de abril, em Coimbra, a Grande Final da terceira edição do Concurso Regional Centro Circular, disputada pelos alunos apurados na primeira fase do concurso - Top 10 em cada um dos ciclos a concurso - oriundos de várias Escolas da região Centro. Os vencedores são: no 2.º ciclo, Gabriela Domingues, da Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz (1º lugar), Bruno Amorim (2º lugar) e Gabriel Matos (3º lugar), ambos da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte; no 3.º ciclo, Martim Ramos (1º lugar), Dinis Abrantes (2º lugar) e Francisco Roque (3º lugar), todos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda. Foram estabelecidos prémios para Alunos, Professores e Escola. A Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, foi a grande vencedora por ter registado o maior número de participações. Na categoria “Professores” destacaram-se duas professoras da Escola Básica João de Barros da Figueira da Foz, Rosa Queiroz Folha e Susana Correia e, ainda, o professor Rui Bulha da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, pelos contributos dados na criação de novas perguntas de quiz, quer na preparação de jogos para os seus alunos. Lista de Vencedores Escola Vencedora: - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Professores Vencedores: - Prof. Rosa Queiroz Folha - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz - Prof. Rui Bulha - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte - Prof. Susana Correia - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz Escolas com Alunos Vencedores – 2.º Ciclo do Ensino Básico: - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz (1º lugar) - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte (2º e 3º lugares) Escolas com Alunos Vencedores – 3.º Ciclo do Ensino Básico: - Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda (1º, 2º e 3º lugares) Prémios para os alunos: - 1.º prémio - Uma bicicleta com capacete - 2.º prémio - Uma trotinete elétrica - 3.º prémio - Um vale de 100 euros em livros Escolas com Professores Vencedores: - Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Prémios para os professores: - Um fim-de-semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal Escola Vencedora: - Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte Prémio para a Escola: Prémio com um valor aproximado de 300 euros - à escolha entre algumas combinações das seguintes opções: suporte para bicicletas; vale de livros; contentores de reciclagem; uma combinação dos prémios anteriores; mesa de matraquilhos; mesa de ping-pong. Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos das Escolas da região Centro, este concurso foi criado pela CCDR Centro em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos [...]
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