O projecto MIT – Mobilidade, Inovação e Território pretende polarizar a cooperação entre a Região Centro de Portugal e a Comunidade Autónoma de Castilla y León, garantindo uma forte vinculação ao território conjunto das duas regiões. Partindo de uma perspectiva estruturante, estratégica e consensual, capaz de potenciar a concretização de acções inovadoras no âmbito das dinâmicas territoriais de desenvolvimento, o projecto integra múltiplas vertentes, complementares e interligadas entre si, envolvendo agentes de diferente natureza, nomeadamente entidades públicas e privadas, capazes de mobilizar as energias e as forças de Castilla y León e da Região Centro
Numa perspectiva europeia, há uma forte continuidade entre as realidades das duas regiões. O seu território é atravessado por importantes infra-estruturas de transportes – rodoviárias e ferroviárias – que fazem a ligação entre Portugal e a Europa e entre as regiões do norte e noroeste da península, bem como entre as capitais ibéricas – Lisboa e Madrid. Estas infra-estruturas de transportes, que incluem grandes infra-estruturas portuárias, integram-se na Rede Transeuropeia de Transportes (Eixo Multimodal Portugal/Espanha – Europa), assegurando a articulação entre os espaços mais dinâmicos das duas regiões: o litoral da Região Centro e as principais cidades de Castilla y León.
É com base nesta realidade partilhada pelas duas regiões que foi concebido e construído o projecto «MIT – Mobilidade, Inovação e Território».
O projecto MIT procura potenciar o desenvolvimento da cadeia de valor das infraestruturas e equipamentos de mobilidade e transportes, que estão construídos ou em vias de construção, atraindo novas actividades económicas, favorecendo novas polarizações industriais, gerando serviços com maior valor acrescentado e incentivando a sua abertura à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, com base na combinação de vantagens (facilidades) de localização empresarial e de fixação de população.
As múltiplas interrelações, que aquelas infraestruturas de mobilidade estabelecem com o território, potenciam um leque variado de abordagens e de temáticas que foram objecto específico de reflexão.
O projecto assentou, por isso, no aprofundamento das seguintes temáticas:
– transportes e logística;
– ordenamento do território;
– indústria, comércio e serviços;
– inovação e desenvolvimento tecnológico;
– turismo;
– ambiente e desenvolvimento sustentável.
Do trabalho de diagnóstico e de identificação de projectos estratégicos desenvolvido pelos diferentes responsáveis daquelas áreas temáticas, nas duas regiões, estruturou-se um cluster de projectos, a ser concretizado durante os próximos anos, organizados tendo em conta:
– a criação do eixo logístico multimodal atlântico-continental (considerado espinha dorsal do projecto)
– as sinergias entre parques empresariais e plataformas logísticas: facilitando a localização, incubação e o empreendedorismo;
– a rede regional de conhecimento tecnologia e inovação para as empresas;
– a rede de cidades sustentáveis: promovendo a regeneração, a atractividade e a competitividade urbana;
– a rede de governança da cooperação territorial: observatórios, marketing e promoção.
Como resultado do trabalho reflexão e definição estratégica, desenvolvido durante 2008, foi editado o Road-Book do projecto:
1. Enquadramento (pdf, 13.31 MB)
2. Road-book (pdf, 9.05 MB)
3. Ordenamento do território
4. Transportes e Logística (pdf, 8.47 MB)
5. Comércio, Industria e Serviços (pdf, 8.37 MB)
6. Turismo (pdf, 8.79 MB)
7. Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (pdf, 8.56 MB)
8. Environment (pdf, 10.58 MB)
9. Anexos (pdf, 9.9 MB)
Leave comment or suggestion