A taxa de abandono escolar precoce é um dos indicadores que permite avaliar as desigualdades educacionais e que é considerado crucial nos objetivos da Estratégia Europa 2020. Na última década, a taxa de abandono escolar tem registado sucessivos decréscimos na Região Centro, aproximando-se da meta estabelecida pela União Europeia para ser atingida em 2020 (10%). A Região Centro era, em 2012, a região portuguesa com a mais baixa taxa de abandono escolar precoce (18,7%).
As apostas e apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) também terão contribuído para os resultados dos últimos anos, uma vez que a taxa de abandono escolar precoce diminuiu entre 2007 e 2012 o dobro do que tinha diminuído entre 2000 e 2006. No entanto, e apesar de todos os progressos, as regiões portuguesas estão ainda longe de atingir o objetivo de redução para 10%, sendo necessário continuar as apostas no reforço do ensino vocacional e no alargamento do ensino profissional, a prosseguir em 2014-2020 com um Programa Operacional Regional dotado de verbas do Fundo Social Europeu (FSE).
Analisando as competências dos alunos com 15 anos em matemática, com base nos resultados PISA -Programme for International Student Assessment obtidos pela OCDE, verifica-se que, em 2009, último ano de análise, Portugal foi um dos países que mais progrediu nas áreas da matemática, ciências e leitura. Nas competências em matemática, a Região Centro lidera em termos de valores médios, registando também a maior percentagem de alunos com níveis de proficiência elevados.
A taxa de abandono escolar precoce é um dos indicadores que permite avaliar as desigualdades educacionais e que é considerado crucial nos objetivos da Estratégia Europa 2020. Na última década, a taxa de abandono escolar tem registado sucessivos decréscimos na Região Centro, aproximando-se da meta estabelecida pela União Europeia para ser atingida em 2020 (10%). A Região Centro era, em 2012, a região portuguesa com a mais baixa taxa de abandono escolar precoce (18,7%).
As apostas e apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) também terão contribuído para os resultados dos últimos anos, uma vez que a taxa de abandono escolar precoce diminuiu entre 2007 e 2012 o dobro do que tinha diminuído entre 2000 e 2006. No entanto, e apesar de todos os progressos, as regiões portuguesas estão ainda longe de atingir o objetivo de redução para 10%, sendo necessário continuar as apostas no reforço do ensino vocacional e no alargamento do ensino profissional, a prosseguir em 2014-2020 com um Programa Operacional Regional dotado de verbas do Fundo Social Europeu (FSE).
Analisando as competências dos alunos com 15 anos em matemática, com base nos resultados PISA -Programme for International Student Assessment obtidos pela OCDE, verifica-se que, em 2009, último ano de análise, Portugal foi um dos países que mais progrediu nas áreas da matemática, ciências e leitura. Nas competências em matemática, a Região Centro lidera em termos de valores médios, registando também a maior percentagem de alunos com níveis de proficiência elevados.
A taxa de abandono escolar precoce é um dos indicadores que permite avaliar as desigualdades educacionais e que é considerado crucial nos objetivos da Estratégia Europa 2020. Na última década, a taxa de abandono escolar tem registado sucessivos decréscimos na Região Centro, aproximando-se da meta estabelecida pela União Europeia para ser atingida em 2020 (10%). A Região Centro era, em 2012, a região portuguesa com a mais baixa taxa de abandono escolar precoce (18,7%).
As apostas e apoios do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) também terão contribuído para os resultados dos últimos anos, uma vez que a taxa de abandono escolar precoce diminuiu entre 2007 e 2012 o dobro do que tinha diminuído entre 2000 e 2006. No entanto, e apesar de todos os progressos, as regiões portuguesas estão ainda longe de atingir o objetivo de redução para 10%, sendo necessário continuar as apostas no reforço do ensino vocacional e no alargamento do ensino profissional, a prosseguir em 2014-2020 com um Programa Operacional Regional dotado de verbas do Fundo Social Europeu (FSE).
Analisando as competências dos alunos com 15 anos em matemática, com base nos resultados PISA -Programme for International Student Assessment obtidos pela OCDE, verifica-se que, em 2009, último ano de análise, Portugal foi um dos países que mais progrediu nas áreas da matemática, ciências e leitura. Nas competências em matemática, a Região Centro lidera em termos de valores médios, registando também a maior percentagem de alunos com níveis de proficiência elevados.
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