edição de outono 2021 da Festa do Mosaico propõe uma viagem no tempo e a descoberta de um património cultural, artístico e estético verdadeiramente surpreendente – o universo criativo do mosaico na época da Romanização de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo.

Observando um património comum através dos sítios do Complexo Monumental de Idanha-a-Velha, da Villa Romana de Saelices El Chico e da Villa Romana de El Vergel de San Pedro del Arroyo, a Festa convida todos a participar e valorizar a referida herança cultural, reconhecendo o valor da “pessoa criativa” no seio das comunidades e entre todos os interessados no tema.

A Festa do Mosaico CENCYL (de 13 de setembro a 28 de novembro de 2021) é uma atividade proposta pela Comunidade de Trabalho Castilla y León-Centro de Portugal por ocasião do dia 21 de setembro, Dia da Cooperação Europeia.

Como todos os anos, na semana de 25 de setembro, bem como nas semanas anteriores e posteriores, o programa Interreg celebra as conquistas da cooperação e da política de coesão europeia, com uma série de atividades ao longo de todas as fronteiras internas da UE.
Programa da Festa do Mosaico 2021

Além da participação virtual aberta a todos os interessados, a edição de outono da Festa do Mosaico oferece um programa de oficinas de mosaico para todas as idades, gratuitamente, mostrando maneiras simples de fazer mosaicos hoje. No final de cada sessão, os participantes ficarão com os seus próprios mosaicos, inspirados em modelos antigos ou de acordo com a imaginação pessoal de cada um. As oficinas de mosaico serão dirigidas por Humberto Figueiredo, da MosaicoLab.pt.

Saber mais sobre o património temático e os pavimentos de mosaico romano presentes na Villa Romana de El Vergel e na Villa Romana de Saelices El Chico será possível através dos conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais da Festa do Mosaico, que permitirão ainda que todos criem os seus mosaicos digitais durante todo o período da Festa, participando online nesta iniciativa transfronteiriça.