Início > Informação > Notícias
  Informação
 
2022 / 05 / 04

No âmbito das iniciativas promovidas pela Marca R.U.-I.S., a AICCOPN, em colaboração com a CCDR Centro, irá realizar no dia 5 de maio, através de videoconferência zoom, a Sessão de Esclarecimento “R.U.-I.S. | PERSPETIVAS PARA O FUTURO DA REABILITAÇÃO URBANA”, que conta com o Programa que disponibilizamos no link infra.

A participação nesta iniciativa é gratuita, estando disponível para todos os que pretendam conhecer a Marca e a atividade da Reabilitação Urbana.

Saiba mais em:

https://www.aiccopn.pt/eventos/marca-r-u-i-s-sessao-de-apresentacao-2/

2022 / 04 / 22

No próximo dia 4 de maio, entre as 10h00 e as 12h30, vai decorrer a Sessão Informativa sobre a Primeira Convocatória de Projetos do Programa de Cooperação Interreg Euro-MED 2021-2027, dedicada ao tema prioritário da Governança.

Aberta à apresentação de candidaturas, desde 24 de fevereiro de 2022, esta primeira convocatória irá decorrer até às 12h00 do dia 24 de maio de 2022 (horário de Bruxelas).

O Encontro vai ser realizado online, através da plataforma TEAMS e é aberto a todos os potenciais interessados em apresentar propostas neste contexto.

É necessária INSCRIÇÃO PRÉVIA para receber o link de acesso.

A principal finalidade deste evento é a de informar sobre as características desta Convocatória que estão disponibilizadas aos potenciais agentes interessados, e a apresentação dos termos de referência desta primeira convocatória.

Assim, a maior fatia de tempo do encontro está reservada aos participantes, para que apresentem as suas dúvidas e coloquem as suas questões viabilizando e facilitando a consolidação das suas propostas de projeto de cooperação.

O principal objetivo do Programa Interreg Euro-MED 2021-2027 é contribuir para a transição da Região Mediterrânica para uma sociedade climaticamente neutra e resiliente.

Neste ciclo 2021-2027, o Programa tem como prioridade complementar dotar o Mediterrâneo de uma melhor governação territorial, o que se traduz, desde logo, pelo lançamento desta primeira convocatória.

Mais informações:

•    INSCRIÇÕES AQUI!

•    Interreg EuroMed 2021-2027

2022 / 04 / 22

No dia 4 de maio, entre as 14h30 e as 17h00, vai decorrer a Sessão Técnica de Esclarecimentos sobre a Primeira Convocatória para todas as entidades que pretendem vir a apresentar Projetos de Cooperação Interregional ao novo Programa Interreg Europe 2021-2027.

Esta primeira convocatória recebe Propostas de Projetos entre o dia 5 de abril e as 12h do dia 31 de maio de 2022 (hora de Paris).

O Encontro será realizado online, através da plataforma Teams, e é aberto a todos os potenciais interessados em apresentar propostas.

É necessária INSCRIÇÃO PRÉVIA para receber o link de acesso.

O evento começará com uma breve apresentação dos objetivos desta primeira convocatória, com explicação sobre o modo de funcionamento, dimensão financeira disponível, documentação necessária e serão ainda partilhados recursos potencialmente úteis a quem pretende vir a apresentar uma proposta.

Sublinha-se, no entanto, que a prioridade desta Sessão Técnica reside no tempo disponibilizado aos participantes para colocarem as suas dúvidas e questões associadas à apresentação das suas propostas de projeto.

O Programa Interreg Europe é um programa de cooperação apoiado por fundos da União Europeia, que aposta na redução das disparidades ao nível do desenvolvimento e da qualidade de vida entre as Regiões, através de projetos que compartilham as soluções inovadoras e sustentáveis de resposta aos desafios da Europa.

Mais informações:

•    INSCRIÇÕES AQUI!

•    Interreg Europe 2021-2027

•    Primeira Convocatória

2022 / 04 / 19

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) recebe, nos dias 19, 20 e 21 de abril, a visita de dois peritos europeus, Richard Harding e Claire Nauwelaers, contratados pelo Joint Research Centre (JRC), da Comissão Europeia, para o desenvolvimento do estudo Towards green transition: the role of Smart Specialisation prioritisation to support transformative innovation​. No contexto desta iniciativa, a Região Centro foi selecionada como estudo de caso devido ao papel central que o desenvolvimento sustentável tem na Estratégia Regional de Especialização Inteligente (a RIS3 do Centro).

O programa inclui reuniões com os quatro coordenadores das Plataformas de Inovação da RIS3 do Centro, com representantes dos clusters Habitat Sustentável e tice.pt, com representantes e investigadores da Universidade de Aveiro e da Universidade de Coimbra, e visitas ao Biocant, ao Design Factory Aveiro, ao IPN e à BLC3.

2022 / 03 / 21

A Comissão Europeia lançou, no  8.º Fórum da Coesão, a KOHESIO, uma nova plataforma online que reúne toda a informação sobre mais de 1,5 milhões de projetos nos 27 Estados-Membros financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Fundo de Coesão e pelo Fundo Social Europeu (FSE) desde 2014.

É a primeira vez que é criada e disponibilizada a todos uma plataforma de dados sobre projetos tão abrangente como esta em todas as línguas da União Europeia (UE).

A plataforma KOHESIO disponibiliza a todos as informações na posse das Autoridades de Gestão. Com uma riqueza impressionante de dados, mostra o contributo crucial da política de coesão para a coesão económica, territorial e social das regiões da UE, bem como para as transições ecológica e digital, através da execução e do financiamento de uma grande variedade de prioridades políticas nos Estados-Membros.

A KOHESIO incentiva igualmente a identificação e o intercâmbio de boas práticas entre as diferentes regiões e Estados-Membros.

Através da KOHESIO pode aceder a:

•    Dados normalizados sobre 1,5 milhões de projetos do período de financiamento de 2014-2020, incluindo ligações para os respetivos Programas e Fundos;
•    Dados normalizados sobre os 500 000 Beneficiários dos Projetos e a fase de execução em que se encontram;
•    Dados que abrangem mais de 300 Programas Operacionais nos 27 Estados-Membros;
•    Um mapa interativo que permite obter os dados geograficamente;
•    Informação traduzida em todas as línguas da UE.

Consulte a Plataforma KOHESIO