Início > Informação > Notícias
  Informação
 
2021 / 10 / 11

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) tem em curso um procedimento concursal para um posto de trabalho- especialista em informática- em regime de mobilidade, para o exercício de funções na Divisão de Tecnologia, Comunicação e Imagem.

Consulte o aviso integral da abertura do procedimento na Bolsa de Emprego Público (BEP) em https://www.bep.gov.pt/pages/oferta/oferta_detalhes.aspx?CodOferta=90865

2021 / 10 / 01

Os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
Um sentido certo para os nossos comportamentos ambientais
A maioria dos Portugueses dizem que separam resíduos em casa, mas será que sabem dar o sentido certo aos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) em fim de vida?  Como garantir a reciclagem de torradeiras, televisões, telemóveis, frigoríficos ou até de uma simples lâmpada?
Aqui explicamos tudo para que não restem dúvidas sobre a reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).

2021 / 09 / 22

edição de outono 2021 da Festa do Mosaico propõe uma viagem no tempo e a descoberta de um património cultural, artístico e estético verdadeiramente surpreendente – o universo criativo do mosaico na época da Romanização de Idanha-a-Velha a San Pedro del Arroyo.

Observando um património comum através dos sítios do Complexo Monumental de Idanha-a-Velha, da Villa Romana de Saelices El Chico e da Villa Romana de El Vergel de San Pedro del Arroyo, a Festa convida todos a participar e valorizar a referida herança cultural, reconhecendo o valor da “pessoa criativa” no seio das comunidades e entre todos os interessados no tema.

A Festa do Mosaico CENCYL (de 13 de setembro a 28 de novembro de 2021) é uma atividade proposta pela Comunidade de Trabalho Castilla y León-Centro de Portugal por ocasião do dia 21 de setembro, Dia da Cooperação Europeia.

Como todos os anos, na semana de 25 de setembro, bem como nas semanas anteriores e posteriores, o programa Interreg celebra as conquistas da cooperação e da política de coesão europeia, com uma série de atividades ao longo de todas as fronteiras internas da UE.
Programa da Festa do Mosaico 2021

Além da participação virtual aberta a todos os interessados, a edição de outono da Festa do Mosaico oferece um programa de oficinas de mosaico para todas as idades, gratuitamente, mostrando maneiras simples de fazer mosaicos hoje. No final de cada sessão, os participantes ficarão com os seus próprios mosaicos, inspirados em modelos antigos ou de acordo com a imaginação pessoal de cada um. As oficinas de mosaico serão dirigidas por Humberto Figueiredo, da MosaicoLab.pt.

Saber mais sobre o património temático e os pavimentos de mosaico romano presentes na Villa Romana de El Vergel e na Villa Romana de Saelices El Chico será possível através dos conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais da Festa do Mosaico, que permitirão ainda que todos criem os seus mosaicos digitais durante todo o período da Festa, participando online nesta iniciativa transfronteiriça.

2021 / 09 / 15

O Transporte a Pedido, promovido pela CIM do Medio Tejo, é o único projeto português finalista nos Prémios Regiostars 2021.

O “Transporte a pedido no Médio Tejo”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro, é um projeto pioneiro a nível nacional, com uma solução alternativa e inovadora de transporte público para o interior da região Centro, onde prevalecem zonas de baixa densidade, com escassez de transporte.  O projeto, que conta com 70 circuitos e 1200 passageiros por mês, tem provado a sua sustentabilidade ambiental e económica e tem contribuído significativamente para a inclusão social. Resultados que já promoveram a sua réplica em outras zonas do País.

Para além de um júri independente, que vai escolher os 5 melhores projetos (um por categoria), o Público também pode escolher um projeto, votando no seu favorito.

Vote aqui até dia 15 de novembro!!!


2021 / 09 / 08

O Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, que vai já para a sua 4ª edição. Com esta iniciativa, pretende-se potenciar a divulgação e o reconhecimento dos projetos e práticas que promovem o envelhecimento ativo e saudável existentes na Região Centro. 

Nas três edições já realizadas, foram submetidas 436 iniciativas, que envolveram mais de 500 promotores e mais de mil entidades parceiras. Muitas destas iniciativas podem ser consultadas em: http://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/

Consulte o pdf Regulamento (601 KB) e pdf formulário de candidatura (729 KB)  e formalize a sua de candidatura aqui.

Contamos com o envolvimento e a participação dos nossos atores locais para melhor conhecermos, reconhecermos e intervirmos no nosso território!