Princípios da Dieta Mediterrânica

Princípios da Dieta Mediterrânica

Published On: 16/01/2025Last Updated: 16/01/2025
Published On: 16/01/2025Last Updated: 16/01/2025

A palavra “dieta” deriva do termo grego “díaita” que significa estilo de vida equilibrado e assenta em princípios fundamentais, tais como:

  1. Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base a variedade e riqueza de nutrientes contidos nas sopas, os cozidos, os ensopados.
  2. Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de produtos alimentares de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, frutas, cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos.
  3. Consumo de produtos vegetais produzidos localmente ou de proximidade, frescos e da época.
  4. Azeite como principal fonte de gordura.
  5. Consumo moderado de lacticínios.
  6. Utilização de ervas aromáticas para temperar.
  7. Consumo frequente de pescado e menor de carnes vermelhas.
  8. Consumo moderado de vinho e apenas nas refeições principais.
  9. Água como principal bebida ao longo do dia.
  10. Convivialidade e partilha à volta da mesa.

Dieta Mediterrânica é pois uma dieta sustentável, um padrão alimentar e um estilo de vida saudáveis, baseada no consumo abundante, diversificado e sazonal de alimentos de origem vegetal de produtos locais e sazonais, pouco ou nada processados, a par de um consumo frugal de alimentos de origem animal e de um consumo de gorduras saudáveis como o azeite, confecionados segundo a gastronomia tradicional e com apelo à atividade física e ao convívio à mesa como um traço cultural distintivo. Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS).

Documentação

Mais informação

Ligações úteis