Início > Informação > Notícias
  Informação
 
2022 / 06 / 15

No contexto da Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE), a Comunidade Autónoma da Extremadura celebra, em mais um ano, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. As celebrações incluem um amplo programa de atividades, designadamente exposições, cinema, literatura, música e gastronomia.

Das diversas atividades, que decorrem de maio a setembro de 2022, destacamos:

-     27 de maio a 3 de julho, Exposição MOVIMENTO IP2N4 ART de um coletivo de artistas lusos, Museo Etnográfico Extremeño González Santana, em Olivenza.

-    26 de maio a 18 de setembro, Exposição Alter(acción) 2.0 – Micropaisagens, da artista portuguesa Marta de Menezes, Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo (MEIAC).

Importa referir que a atividade Micropaisagens é uma experiência interativa, em que o público, através de métodos científicos e com peças da exposição, pode criar uma paisagem. A atividade visa sensibilizar para a importância dos ecossistemas naturais e do equilíbrio da relação do ser humano com a natureza.

-    29 de junho, 21h.00, Concerto de Vitorino, Teatro López de Ayala em Badajoz;

-    27 a 29 de junho, Curso de Verão “José Saramago: un minuto, un siglo”, Mosteiro de Yuste.

pdf programa completo (1.64 MB) e as atividades podem ser acompanhadas em www.euro-ace.eu e https://www.facebook.com/euroregionEUROACE

2022 / 06 / 15

No âmbito da Comunidade de Trabalho Transfronteiriça Centro - Castela e Leão (CENCYL), e com o apoio de Programa Interreg Espanha-Portugal, Castela e Leão celebra, durante o mês de junho de 2022, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A celebração inclui um amplo programa de atividades que incluem música, literatura, exposições, fotografia, património e culinária, e decorrem em formato presencial e online.

Das diversas atividades, que decorrem de 10 a 30 de junho, destacamos:

- Dia 20 de junho, 20h00, Salón de Actos do Museo Etnográfico de Castilla y León, Zamora: apresentação do livro Cadernos do Património 1 – Bizarril & Monforte pelo fotógrafo, coordenador da publicação e membro da Associação RIBACVDANA, Renato Roque.

Importa mencionar o Caderno do Património 1 – Bizarril & Monforte editado pela RIBACVDANA - Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário, foi financiado pela CCDRC no contexto do projeto 0026_CENCYL_2020_3_E da Comunidade de Trabalho Transfronteiriça CENCYL, e tem como principal objetivo promover e dar a conhecer o património cultural de assinalável valor histórico, arquitetónico, arqueológico e artístico dos Vales do Côa e Águeda e da Raia

- Dia 22 de junho, 18h.30, Biblioteca de Juzbado (Salamanca), sessão aberta de leitura de textos de José Saramago, a partir dos seus livros, “A Bagagem do Viajante” e “Viagem a Portugal”, conduzida por Elsa Ligeiro, da Editora Alma Azul. Tendo em conta que se trata de um evento enquadrado na Celebração do Dia de Portugal, haverá igualmente uma revisitação a Camões enquanto elemento fundador da identidade portuguesa.

Destaca-se, ainda, a visita virtual “Arte y Patrimonio en Línea” – visitas virtuais a monumentos e museus do Norte e Centro de Portugal.

pdf programa completo (1.35 MB) e as atividades podem ser acompanhadas em www.cencyl.eu, canal YouTube Espacio Fronteira e www.espaciofronteira.eu.

2022 / 06 / 15

A região Centro conta com 91 empresas Gazela, que empregam 3.875 pessoas e geram um volume de negócios de 914 milhões de euros e 571 milhões de euros de exportações. Conclusões do último estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) sobre as empresas Gazela existentes na região Centro em 2021, com base em informação económica disponível para 2020.

Tratam-se de empresas jovens que num curto espaço de tempo apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. São uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se, também pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

De acordo com o estudo efetuado pela CCDRC, que faz este acompanhamento há dez anos, destas 91 empresas Gazela da região Centro destacam-se os seguintes aspetos:

•    Em termos de distribuição geográfica estão claramente disseminadas pelo território, repartindo-se por 46 municípios da região Centro, sendo os concelhos de Leiria (10) e Coimbra (6) os que têm um maior número, seguidos pelos municípios de Aveiro, Ovar, Torres Vedras e Viseu (com 5 empresas cada). Com quatro e três empresas gazela, surgem, respetivamente, os municípios de Águeda (4), Castelo Branco (3) e Covilhã (3). Os municípios de Abrantes, Alcobaça, Alenquer, Caldas da Rainha, Cantanhede, Pombal e Tomar apresentam duas empresas gazela, cada. Em termos sub-regionais, destacam-se os territórios correspondentes às NUTS III da Região de Aveiro (18), Região de Coimbra (17), Região de Leiria (14) e o Oeste (13). Observamos que 68% das empresas gazela estão concentradas nestas quatro NUTS III do litoral da Região Centro, tendo-se, no entanto, observado, face a 2020, uma diminuição desta percentagem em 6 pontos percentuais;

•    Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo mais do que triplicado as pessoas ao serviço entre 2017 e 2020, passando de 1097 trabalhadores para 3875 trabalhadores;

•    O volume de negócios cresceu quase dezasseis vezes entre 2017 e 2020, pois estas 91 empresas Gazela faturaram 58 milhões de euros em 2017 e 914 milhões de euros em 2019;

•    Cerca de dois terços (64% do total) das 91 empresas Gazela apresentavam valores de exportações. O total de exportações destas empresas somava cerca de 571 milhões de euros, em 2020, o que representava, em termos médios, 68% do volume de negócios;

•    30% destas empresas desenvolve as suas atividades nas indústrias transformadoras, que, em conjunto com o setor do comércio (20%) e da construção (19%), representam dois terços das empresas Gazela da região;

•    Metade das empresas Gazela apuradas foram constituídas nos anos de 2016 (25%) e 2017 (25%);•    No final de 2021, 36 das 91 empresas Gazela tinham apresentado um total de 81 candidaturas aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020. Destas, 73% foram enquadradas no Programa Operacional Regional - Centro 2020. Em termos de projetos aprovados, as 36 empresas gazela que se candidataram aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 estão já a ser apoiadas na totalidade das 81 candidaturas (que representam 42 milhões de euros de incentivo).

Consulte aqui o estudo completo, com a listagem das empresas.

2022 / 06 / 09

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove hoje, dia 9 de junho, pelas 14h30m, no Instituto Politécnico de Viseu, a sétima edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”. Este concurso pretende eleger o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2022”, entre os representantes das Comunidades Intermunicipais da região Centro. O objetivo é sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem.

Durante o ano letivo 2021/2022, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram diversas ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores. As ações ao nível de escola culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a colaboração das Comunidades Intermunicipais (CIM). Nesta final regional são apresentadas cinco ideias de negócio que representam cinco CIM da Região Centro, premiando-se as três ideias selecionadas pelo júri.

O júri é composto por representantes de entidades públicas e privadas regionais, com reconhecido mérito na área empresarial e na promoção do empreendedorismo na região, e terá em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacte para o território, a estruturação e o desenvolvimento de cada ideia de negócio apresentada.

Nesta edição, o júri é formado por: José dos Santos Costa (Presidente do Instituto Politécnico de Viseu), João Cotta (Presidente da Direção da Associação Empresarial da Região de Viseu - AIRV) e Fernando Daniel Nunes (vogal do Conselho de Administração do grupo Visabeira).

Resumo das Ideias a concurso

BEIRAS E SERRA DA ESTRELA

Agrupamento de Escolas do Fundão

LIOJIC – Frutas Liofilizada

Respondendo ao desafio da FAO, ao objetivo da UE (reduzir o desperdício alimentar para metade até 2025) e às necessidades regionais, coloca-se a Ciência ao serviço do desenvolvimento e da humanização, criando um produto alimentar saudável – frutas em pedaços e em pó – com período de validade alargado, sem uso de aditivos, que preserva o sabor e o valor nutricional do alimento fresco, usando a liofilização.

OESTE

Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

WATERFLUSH, LDA.

O projeto consiste na criação de uma empresa (WaterFlush, Lda.) que comercializa serviços técnicos que permitem desenvolver e implantar circuitos de saneamento doméstico em edificado já existente ou a construir que aproveitem integralmente as águas provenientes dos duches, banhos e lavatórios para abastecimento hidráulico dos sistemas de autoclismo existentes nas instalações sanitárias. Presta serviços de consultoria especializados a empresas de modo a que a solução técnica seja implementada nas casas.

REGIÃO DE AVEIRO

Escola Secundária Dr. Mário Sacramento

TROTLOCK

Consiste na criação de um ponto seguro inovador para parqueamento de trotinetes. Destaca-se pela sua originalidade e vem satisfazer uma necessidade (crescente) específica do mercado da mobilidade urbana, tanto interno como externo. Tem capacidade para carregamento elétrico ou com painel fotovoltaico.

REGIÃO DE LEIRIA

ETAP - Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal

Nomadland

A Nomadland oferece uma solução integrada de serviços para nómadas digitais, organizando
para o efeito programas turísticos personalizados. Pretende criar um espaço de coworking na
cidade de Pombal e rentabilizar a rede de espaços de coworking já existentes, incluindo acesso a alojamento de qualidade, com uma rede de parceiros exclusivos e proporcionando eventos exclusivos.

VISEU DÃO LAFÕES

Escola Profissional de Vouzela

VMPS – Vemos o Mundo Por Si

O projeto consiste na criação de uns óculos dotados de sensores de deteção e alarme para perigos e obstáculos na via pública. É uma solução que visa satisfazer uma das necessidades da comunidade cega.

2022 / 06 / 06

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promoveu hoje, 6 de junho, a sessão de entrega dos prémios da primeira edição do Concurso Regional Centro Circular, que pretende promover os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro.

Trata-se de um jogo online, https://www.centrocircular.pt/, destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos das Escolas dos 100 municípios que constituem a região Centro e que decorreu entre os dias 19 de abril e 31 de maio de 2022. Este jogo, desenvolvido pela CCDRC, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Centro, tem como principal objetivo educar e sensibilizar, de forma lúdica, sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular: eficiência hídrica; eficiência energética; eficiência material; conceção e produção e aquisição e consumo.

Houve uma forte adesão da comunidade escolar, com a participação de 2472 alunos (610 do 2º ciclo e 1862 do 3º ciclo) e 95 professores de 65 escolas da Região. Durante toda a competição foram criados mais de sete mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir até 5 jogadores cada) e quase 3 mil batalhas (envolvendo apenas 2 jogadores).

Prémios por ESCOLA

Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte

A. Escola vencedora

Prémio com um valor aproximado de 300 euros - à escolha entre as seguintes opções:

• suporte para bicicletas;
• vale de livros;
• contentores de reciclagem;
• uma combinação dos prémios anteriores;
• mesa de matraquilhos;
• mesa de ping-pong.

B. 3º lugar dos Professores mais pontuados

Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal.

C. 1º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano

Prémio: uma bicicleta com capacete

D. 1º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano

Prémio: uma bicicleta com capacete

E. 3º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano

Prémio: um vale de 100 euros em livros

Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande

A. 2º lugar dos Alunos na categoria 7º/9º ano

Prémio: uma trotinete elétrica

B. 2º lugar dos Professora mais pontuados

Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal.

Escola Básica João de Barros, Figueira da Foz

A. 2º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano

Prémio: uma trotinete elétrica

B. 3º lugar dos Alunos na categoria 5º/6º ano

Prémio: um vale de 100 euros em livros

Escola Secundária de Tondela

A. 1º lugar dos Professores mais pontuados

Prémio: um fim de semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal.